Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-01-2008

Republicanos concordam em atacar Hillary Clinton
McCain e Romney puxaram os ataques contra a favorita entre os democratas
Republicanos concordam em atacar Hillary Clinton
Foto: Reuters/Carlos Barria

O debate republicano no estado americano da Fl�rida, na madrugada desta sexta-feira (25), no hor�rio do Brasil, fez de uma ausente, presente. O nome de Hillary Clinton, senadora que lidera as inten��es de voto entre os democratas, foi quase t�o mencionado quanto o do atual presidente, George W. Bush, e, de longe, ultrapassou o do senador Barack Obama.

Os dois republicanos mais bem colocados nas pesquisas nacionais, o senador John McCain e o ex-governador Mitt Romney, fizeram os ataques mais pesados contra a ex-primeira-dama.

McCain acusou-a de liderar os que acham ser poss�vel acabar com a viol�ncia no Iraque com o "aceno de uma bandeira branca". Romney chegou a insinuar que, com Hillary presidente, o marido dela, o ex-presidente Bill Clinton teria liberdade demais.

"N�o posso imaginar a id�ia de Bill Clinton sem fazer nada na Casa Branca", insinuou.

Em contraste com o �ltimo debate democrata, onde os ataques verbais tomaram quase um bloco inteiro, os republicanos reunidos em Boca Raton quase s� concordaram.

Em rela��o ao Iraque, garantias de permanecer na zona de conflito at� a miss�o se completar. S� o deputado Ron Paul divergiu.

Na economia, poucas surpresas: todos prometeram cortar impostos. S� o ex-governador Mike Huckabee conseguiu chamar alguma aten��o com o t�pico ao reafirmar que, com sua proposta de imposto sobre vendas, finalmente os cafet�es v�o deixar de sonegar.

Em um raro momento de descontra��o geral, o mesmo Huckabee tentou explicar por que n�o reprovou a cr�tica do ator Chuck Norris, seu aliado, � idade de McCain, 71 anos.

"N�o discordei por que ele estava do meu lado (em um evento de campanha). Ele poderia colocar o p� no meu rosto", defendeu-se. "Agora que o Stallone me ap�ia, vou mand�-lo cuidar do Chuck", brincou McCain.

A �nica men��o ao Brasil veio de Giuliani, que defendeu que se siga o exemplo brasileiro de investir em combust�veis alternativos, como o etanol.

No pr�ximo dia 30, um dia depois da prim�ria da Fl�rida, os republicanos voltar�o a debater, desta vez na Calif�rnia. No dia seguinte, vai ser a vez dos democratas.

Em debate, republicanos concordam em atacar Hillary Clinton. McCain e Romney puxaram os ataques contra a favorita entre os democratas. Debate na Fl�rida foi morno. Os candidatos prefiram mostrar 'credenciais nacionais'.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir