Categoria Economia  Noticia Atualizada em 25-01-2008

Bolsas americanas confirmam recuperação e abrem em alta
As Bolsas em Nova York abriram em alta nesta sexta-feira, impulsionadas pelo pacote anticrise acordado ontem entre governo
Bolsas americanas confirmam recuperação e abrem em alta

As Bolsas em Nova York abriram em alta nesta sexta-feira, impulsionadas pelo pacote anticrise acordado ontem entre governo e Congresso norte-americanos e pelos bons resultados apresentados pela Microsoft.

O Dow Jones Industrial Average --principal indicador da Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês)-- iniciou o pregão com alta de 0,69%, a 12.464 pontos. Já o S&P 500 ganhava 1,06%, a 1.366 unidades.

Na Bolsa tecnológica Nasdaq, o índice Nasdaq Composite apontava ganho de 1,72%, para 2.401 pontos.

"Os bons resultados da Microsoft alimentaram as compras", informaram os analistas da empresa de informações financeiras Briefing.com.

Na noite de quinta-feira, a Microsoft anunciou um aumento de 79,2% no seu lucro líquido e de 30% em suas vendas no seu segundo trimestre fiscal de 2008, além de elevar suas previsões para o ano.

As ações da fabricante de fábricas agrícolas Caterpillar e da financeira Ambac também iniciaram o pregão em alta. A primeira devido a bons resultados do quarto trimestre de 2007 e o segundo devido a rumores de que poderia ser vendida ao megainvestidor Wilbur Ross.

O outro motivo de otimismo é anúncio feito ontem do acordo preliminar entre governo e Congresso para elaborarem um pacote de alívio fiscal, a fim de estimular a economia americana.

O plano --que teve suas linhas gerais anunciadas na semana passada por George W. Bush-- é esperado com ansiedade pelos mercados mundiais, que enfrentam fortes oscilações nas últimas semanas pelo temor de recessão nos EUA.

O acordo deve incluir restituições entre US$ 300 e US$ 1.200 e cortes de impostos. O objetivo é que a economia reverta o atual ritmo de desaceleração e o consumo das pessoas, principal pilar da economia dos EUA, volte a crescer.

A visão do mercado hoje é de que o pacote, aliado à redução extraordinária de 4,25% para 3,5% da taxa de juros americana, deve garantir fôlego à economia dos EUA, garantindo assim que ela não entrará em recessão.


Fonte: folha online
 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir