Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-01-2008

Paulistano sai de casa para festejar aniversário da cidade
Para analista, aniversário é incentivo para conhecer a capital
Paulistano sai de casa para festejar aniversário da cidade
Foto: Luciana Bonadio/G1

No aniversário de São Paulo, que comemora 454 anos nesta sexta-feira (25), muita gente aproveitou o feriado para conhecer melhor a cidade. No Anhangabaú, teve até cachorro festejando o aniversário da capital.

Na fila para o trolébus, no Pateo do Colégio, no Centro, a família do analista de recursos humanos Paulo César Fonseca, de 39 anos, esperava para visitar os principais pontos turísticos da capital. "Como a gente mora aqui, acaba deixando para depois. E [o aniversário] é um fato motivador", afirmou o analista.

A mulher dele, a jornalista Cláudia Rolim, de 40 anos, disse que a família queria fazer programas alternativos. "A gente ficou procurando programas que tivessem coisas importantes para mostrar para as crianças", afirmou sobre as filhas de oito e 12 anos.

A viagem no trolébus dura 40 minutos e tem no percurso o Edificio Itália, o Teatro Municipal e a Catedral da Sé. Quem se interessar, tem até as 16h para tentar fazer o passeio, um dos muitos programados pela prefeitura para comemorar a data (veja a programação).

A empregada doméstica Luiza Nieto, de 44 anos, também aproveitou o feriado para passear com o marido e as duas filhas, de quatro e sete anos. "Na verdade, a gente foi assistir a uma peça no Sesc. Todo ano a gente participa", disse.

A filha menor se divertiu em uma oficina de colagens no Vale do Anhangabaú, na região central. "Eu acho isso muito importante para elas nessa fase de desenvolvimento", afirmou.

Missa na Sé
Nesta manhã, a missa de ação de graças na Catedral da Sé, no Centro, pelo o aniversário de São Paulo foi marcada por um incidente. Um homem entrou na catedral com uma faca e feriu duas pessoas que tentavam desarmá-lo. Os ferimentos foram leves e as vítimas foram medicadas e liberadas de um hospital.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que cumpre uma longa agenda nesta sexta, esteve presente à celebração. "O melhor presente que São Paulo pode receber é a continuidade das ações dos poderes públicos, não apenas na esfera municipal. A cidade superou ao longo de sua história diversas adversidades e desafios", afirmou.

A poucos metros, no Pateo do Colégio, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, participou de uma cerimônia também pelo aniversário da capital. "Parabéns à cidade, tenhamos esperança e juntemos as mãos para construir uma cidade boa para todos", afirmou.

Ele comentou o incidente na Catedral da Sé e disse que não achou que fosse o caso de interromper a missa, já que os seguranças agiram rapidamente. "Foi um incidente lamentável e mostra que devemos tomar o máximo de atenção com a segurança", declarou.

Manifestação
O aniversário de São Paulo não é uma data apenas de comemoração. No Vale do Anhangabaú, um grupo de mulheres aproveitou para pedir o fim da violência.

A Casa Sofia, de defesa da mulher, expõe no local bonecos de papelão que lembram casos de assassinatos brutais contra mulheres. "É uma exposição que visa quebrar o silêncio. Nós pegamos 16 casos do Fórum de Santo Amaro. A idéia é expor esses casos para dizer 'não' à violência", afirmou.

Paulistano sai de casa para festejar aniversário da cidade. Para analista, aniversário é incentivo para conhecer a capital.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir