Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-01-2008

Egito envia policiais e fechará fronteira com faixa de gaza
Carros palestinos estão sendo barrados. De detergentes a motos, as compras dos palestinos continuam movimentadas.
Egito envia policiais e fechará fronteira com faixa de gaza
Foto: AFP

A polícia egípcia na cidade de Rafah e em seus arredores começou a advertir aos milhares de palestinos que estão no local que a fronteira será fechada nesta sexta-feira (25), e começou a enviar alguns deles de volta para a Faixa de Gaza.

Ainda não houve nenhum anúncio oficial de Cairo sobre o fechamento da fronteira, aberta à força com explosivos desde quarta-feira (23), mas ontem à noite vários veículos do governo egípcio percorreram algumas das localidades do Sinai com o aviso de que a medida será efetivada nesta sexta.

Nos 45 quilômetros que separam Rafah da capital do Sinai norte, Al-Arish, a polícia está interceptando sistematicamente caminhonetes e caminhões de palestinos, para fazê-los voltar.

"Retornem a Gaza, a fronteira será fechada hoje às quatro", advertia um agente, mas nem todos os postos policiais repetem a mesma mensagem.

Os dois quilômetros que separam Rafah da fronteira já foram fechados ao tráfego de veículos nas duas direções, mas é permitido que os palestinos possam transitar a pé.

De detergentes a motos, as compras dos palestinos continuam movimentadas durante esta sexta-feira.

Centenas de policiais egípcios estão se posicionando perto da fronteira, aparentemente para proteger as partes do muro que foram derrubadas à força a partir de Gaza na madrugada da quarta-feira.

O governo egípcio, que teve então que anunciar a abertura da fronteira, está agora em uma difícil situação, já que dezenas de milhares de palestinos estão no norte do Sinai e as autoridades podem decidir usar a força para obrigá-los a voltar para Gaza.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir