Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 26-01-2008

Mortos em acidente com avião militar chegam a 20
Vinte militares morreram em um acidente aéreo ocorrido durante a aterrissagem
Mortos em acidente com avião militar chegam a 20

Vinte militares poloneses morreram na noite desta quarta-feira em um acidente aéreo ocorrido durante a aterrissagem no aeroporto de Miroslawiec (oeste), anunciaram autoridades locais.

"Nenhuma pessoa sobreviveu ao acidente", declarou à imprensa o porta-voz do aeroporto, Bogdan Ziolkowski.

O avião --um C295M fabricado pela empresa espanhola CASA-- caiu em um bosque antes de pousar na pista e provocou um incêndio, relatou Pawel Fratczak, porta-voz do Corpo de Bombeiros, à rede TVN24.

O Ministério da Defesa polonês anunciou hoje que seus nove aviões de transporte C295M só voltarão a voar depois que forem revisados por especialistas.

Ao todo, 16 passageiros e quatro membros da tripulação estavam a bordo da aeronave, informou à France Presse o porta-voz da Força Aérea, coronel Wieslaw Grzegorzewski.

Os militares voltavam de uma conferência anual sobre a segurança dos vôos, organizada pela Aeronáutica polonesa, em Varsóvia.

De acordo com o premiê Donald Tusk, um general e um coronel estão entre as vítimas do acidente, que representa, segundo ele, uma "perda enorme para a Força aérea polonesa".

"Soldados, maridos e pais morreram, esse foi o resultado trágico desta catástrofe", afirmou.

Segundo ele, equipes de resgate procuram a caixa preta do avião para esclarecer o acidente.

Um total de 25 pessoas estavam a bordo quando a aeronave decolou de Varsóvia, mas o avião já havia parado em dois aeroportos militares --em Powidz e Krzesiny, perto de Poznan.

O avião deveria parar ainda em Swidwin (noroeste) antes de voltar para a base na Cracóvia.

"Nada sugeria que algo ruim fosse acontecer", disse o general Wlodzimierz Usarek, que havia deixado o avião em Krzesiny, à TVN24. "Os pilotos eram muito bons e experientes".

Mortos em acidente com avião militar chegam a 20 na Polônia.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir