Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-01-2008

Combate ao mosquito da febre amarela sofre resistência no DF
Alguns moradores acham estranho receber militares fardados para prevenir focos do inseto
Combate ao mosquito da febre amarela sofre resistência no DF
Foto: Reprodução

Os cem militares que foram treinados para combater o mosquito da dengue e da febre amarela no Distrito Federal encontram resistência por parte dos moradores. Só no Lago Norte, por exemplo, bairro nobre da capital, dos quase três mil moradores visitados que receberam a visita dos militares, 121 não deixaram que eles entrassem em suas casas.

"O pessoal ainda fica meio desconfiado, falam pelo interfone que já foram visitados. Só que é preciso passar diariamente para evitar o foco do mosquito", conta o cabo Jeferson Guimarães. "Algumas pessoas olham de um jeito estranho. Acham estranho ter um soldado fardado em sua casa", diz o soldado Édison Sampaio.

Os militares andam fardados, mas são um reforço da Vigilância Ambiental. Eles receberam treinamento e estão sempre identificados com um crachá da Secretaria de Saúde. O morador que ficar desconfiado pode checar, pelos telefones (61) 3344-7407 ou (61) 3343-1259, se o fiscal faz parte mesmo do grupo.

"O vizinho cuida, mas, se o vizinho do lado não cuidar, não vai resolver o problema. Nós temos que cuidar de todos os imóveis. Então, é importante o morador deixar que a gente entre no imóvel", enfatiza o coordenador da Unidade de Vigilância Ambiental, Ildeci da Silva Pinto.

"Acho uma boa essa inspeção, que serve para evitar a doença", diz a doméstica Lucinéia Santos. "Eu me sinto mais segura, porque, se tiver algo errado, eles falam e eu cuido para não ter mais problema. Ninguém quer ficar doente", fala a aposentada Gina Araújo.

Combate ao mosquito da febre amarela sofre resistência no DF.Alguns moradores acham estranho receber militares fardados para prevenir focos do inseto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir