Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-01-2008

Carolina do Sul dá "vitória de sonho" a Obama
Após disputa tensa, senador superou as expectativas mais otimistas
Carolina do Sul dá "vitória de sonho" a Obama
Foto: Reuters/Jonathan Ernst

O senador por Illinois, Barack Obama, venceu com folga a primária do partido democrata na Carolina do Sul, a primeira do partido no sul dos Estados Unidos neste ano.

Ao longo da apuração, o homem que tenta ser o primeiro presidente negro da história americana nunca ficou abaixo dos 50% dos votos e acabou na casa dos 55%. A principal adversária dele, a senadora por Nova York Hillary Clinton, terminou a corrida com 27% - até poucas semanas atrás, ela liderava.

No terceiro lugar, ex-senador John Edwards somou apenas 18% no estado em que nasceu, um sinal de fraqueza para o que os americanos chamam de "filho preferido", mas não deu sinais de desistir.

Os números dão uma impressão de facilidade na disputa, o que não poderia estar mais longe da verdade. Foi na Carolina do Sul que se estiraram alguns dos laços de cordialidade entre os dois principais candidatos e a disputa, que já era intensa, ganhou caráter de duelo. Raça, gênero, experiência e Bill Clinton, que atuou como "linha auxiliar" de ataque para Hillary, formaram uma mistura explosiva que, mostraram as pesquisas, só fizeram irritar uma porção significativa da base do partido.

O discurso de vitória, na cidade de Columbia, foi uma tentativa de Obama dar conta dos confrontos das últimas semanas e, ao mesmo tempo, transmitir uma imagem de conciliador. "A eleição não é sobre negros contra brancos. É sobre passado contra futuro", afirmou o candidato que atraiu a preferência de 24% dos votantes brancos, uma porcentagem alta para o estado.

Diante de uma platéia entusiasmada, onde jovens predominavam, o senador defendeu a superação do partidarismo estreito que, segundo ele, atrapalha a realização do potencial americano. "Concorremos para dar uma razão aos americanos de acreditar", afirmou, para muita euforia.

A alegria tinha base. Obama ganhou tanto entre homens quanto entre mulheres, quase empatou com Hillary entre os homens brancos e, na apuração e "varreu" condado a condado, dos mais agrários aos mais urbanos, dos menos desenvolvidos aos mais ricos.

A ex-primeira-dama reconheceu a derrota inicialmente num documento repassado à imprensa e, depois, em um breve discurso em Nashville, Tenneessee, um dos estados a realizar primárias na chamada superterça, no dia 5 de fevereiro. Nas duas mensagens, Hillary afirmou que se concentraria, a partir desta noite, nas "preocupações de milhões de americanos" que podem votar nas próximas prévias, inclusive a da Flórida.

A menção ao estado chamou a atenção. Por um acordo entre os comitês de campanha, os candidatos democratas não podem fazer campanha na região, em punição pela decisão local de realizar a primária cedo demais. O efeito prático dessa mudança de disposição ainda não está claro. Até segunda ordem, a primária local não afetará a contagem de delegados com direito a votar na convenção nacional, marcada para agosto, em Denver, no Colorado.

Carolina do Sul dá "vitória de sonho" a Obama. Após disputa tensa, senador superou as expectativas mais otimistas;



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir