Categoria Economia  Noticia Atualizada em 27-01-2008

O presidente venezuelano Hugo Chavez discursa na Cúpula
Cuba advertiu sobre os perigos da crise econômica dos EUA
O presidente venezuelano Hugo Chavez discursa na Cúpula
Foto: Howard Yanes/AP

CARACAS, 26 Jan 2008 (AFP) - A crise econômica que ameaça os Estados Unidos terá um impacto significativo na América Latina, advertiu neste sábado o vice-presidente de Cuba, Carlos Lage, na sessão inaugural da cúpula da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) em Caracas.

Com a participação de autoridades da Bolívia, Cuba, Nicarágua e Venezuela, teve início neste sábado a cúpula da Alba, que prevê a assinatura de um acordo de criação de um banco regional e a incorporação da ilha caribenha de Dominica.

"A crise hipotecárias e o enfraquecimento da economia americana terá um significativo impacto na América Latina", disse Lage em seu discurso.

O vice-presidente descartou as projeções da Comissão Econômica para América Latina (Cepal), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird), que afirmaram que a crise hipotecária não é uma ameaça para a região, pela baixa exposição das entidades regionais aos títulos hipotecários de alto risco.

"Não nos deixemos enganar, a realidade é que a incerteza dos mercados e a drástica redução do financiamento externo deverão afetar o fluxo de capital para a região", afirmou Lage.

O enfraquecimento do setor financeiro dos Estados Unidos "terá necessariamente repercussões negativas na região, dada a forte presença dos bancos americanos e a dependência econômica e financeira de muitos países da América Latina com o vizinho do norte", prossegui.

A queda do dólar e a possível recessão da economia do principal sócio comercial da região causam "uma diminuição das exportações, principalmente quando vários países da área firmaram tratados de livre comércio com os Estados Unidos", considerou.

A crise econômica nos Estados Unidos tende a se aprofundar e "as nações mais pobres pagarão os custos mais caros da recessão econômica".

Diante da gravidade da crise, o governo do presidente George W. Bush anunciou um grande plano de 145 bilhões de dólares para acalmar os mercados e na terça-feira o Federal Reserve americano anunciou a o corte de 0,75 ponto da taxa básica de juros.

Também participam no encontro o presidente da Bolívia, Evo Morales; da Nicarágua, Daniel Ortega; e o anfitrião, Hugo Chávez, além de representantes dos governos do Equador, Honduras, Haiti, Uruguai e ilhas do Caribe, Antigua e Barbuda, São Vicente e Granadinas e Saint Kitts.

Os presidentes e funcionários convidados vão assinar "uma declaração especial em apio ao governo da Bolívia e designarão coordenadores regionais e permanentes da Alba, segundo o discurso inaugural de Chávez.

Representantes dos movimentos sociais, incluinod um delegado do Partido Socialistas francês, também estão presentes para discutir o que Chávez chamou de "ditadura do capitalismo global".

Cuba adverte que crise econômica nos EUA vai atingir a América Latina.

Fonte: http://economia.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir