Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 27-01-2008

Djokovic fatura o título do Australian Open
Sérvio bate jovem francês na decisão em Melbourne e conquista seu primeiro Grand Slam
Djokovic fatura o título do Australian Open
Foto: AFP

Novak Djokovic entra de vez para o grupo dos grandes campeões do tênis. Ele superou a zebra francesa Jo-Wilfried Tsonga, neste domingo, na final do Australian Open, e se tornou o 50ª tenista da história a levantar um troféu em um torneio do Grand Slam. Atual número 3 do mundo, o sérvio venceu com parciais de 4/6, 6/4, 6/3 e 7/6 (7/2), em 3h05m de jogo.

Com 20 anos e 250 dias de vida, Djokovic se torna o quarto tenista mais jovem a levantar o troféu em Melbourne. O sueco Mats Wilander, campeão com 19 anos e 111 dias, em 1983, é o dono da maior marca. Pela conquista, o número 3 do mundo embolsa 1,37 milhão de dólares australianos, cerca de R$ 2,15 milhões. O vice rende a Tsonga 685 mil dólares australianos, aproximadamente R$ 1,07 milhão.

Djokovic continuará em terceiro lugar no ranking, mas se aproximará do espanhol Rafael Nadal e do suíço Roger Federer, números 2 e 1, respectivamente. Tsonga subirá 20 posições. Atualmente em 38º lugar, ele aparecerá na 18ª posição nesta segunda-feira, quando a ATP divulgar o ranking atualizado.

A partida
Tsonga, em sua primeira final de um torneio de nível mundial, começou nervoso. Errou uma direita fácil, com Djokovic batido, e permitiu que o sérvio tomasse controle dos pontos decisivos. Bem no ataque, Djokovic conseguiu a primeira quebra do jogo logo no primeiro game. O número 3 do mundo, que também vivia situação inédita - favorito em uma final de Grand Slam -, demorou a se soltar na partida. O preço foi alto. Com seguidos erros, teve seu saque quebrado no segundo game.

A partir daí, a partida melhorou, e os dois tenistas começaram a jogar um belo tênis, alternando entre grandes golpes vencedores e contra-ataques fantásticos. Em um destes, Djokovic conseguiu uma passada incrível para salvar um break point no quarto game.

O jogo seguir equilibrado, mas Tsonga tinha mais facilidade em confirmar seus games de serviço. Mais consistente, o francês levava vantagem nas trocas de bola do fundo quadra. Djokovic não apresentava a mesma regularidade que mostrou nas semifinais, contra Federer, mas se salvava com grandes saques.

No décimo game, o sérvio não resistiu. Com o placar em 30/30, tinha um smash fácil, mas não acertou a bola em cheio, e levou uma passada de Tsonga. No set point, Djokovic subiu à rede mais uma vez e, desta vez, foi surpreendido com um lob cheio de efeito do francês. A bola caiu na linha de fundo e Tsonga fechou a primeira parcial em 6/4.

O segundo set começou com Djokovic visivelmente nervoso. Tsonga jogava mais solto, enquanto o sérvio reclamava de marcações de linha e de seus próprios erros. O número 3 do mundo, porém, conseguia manter seu saque, e o esforço foi recompensado no sétimo game. Com uma linda devolução de backhand, conquistou dois break points. Logo na primeira oportunidade, Tsonga tentou uma paralela vencedora de direita, mas a bola saiu e Djokovic conseguiu a quebra. A vantagem se provou decisiva para o sérvio, que confirmou o serviço até o fim do set e empatou a partida.

O resultado da parcial mudou completamente o panorama do jogo. Djokovic ganhou confiança, e Tsonga começou a dar sinais de insegurança. Logo no terceiro game, o sérvio conquistou uma quebra, e passou a jogar ainda mais solto. Taticamente, o francês também deixou a desejar. Quase sempre atacava o backhand do adversário, e Djokovic, percebendo a estratégia, se deslocava antes dos golpes e ficava em boa posição para contra-atacar.

Antecipando-se ao rival, o sérvio conseguiu várias vencedoras com o backhand, quase sempre na paralela. No nono game, no saque de Tsonga, Djokovic colocou-se em posição para fechar a parcial. O francês conseguiu salvar seis set points, mas na sétima oportunidade jogou um voleio na rede, cedendo nova quebra e a parcial (6/3).

No quarto set, os dois atletas já aparentavam cansaço, mas continuavam eficientes em seus games de serviço. Com menos trocas de bola, a parcial chegou sem quebras até o 11º game, em que Tsonga obteve seu primeiro break point desde o primeiro set. O francês desperdiçou a chance: ele chegou em uma curta de Djokovic, mas mandou a bola em cima do sérvio, que voleou para se salvar. Dois pontos depois, o número 3 do mundo confirmou seu serviço.

A parcial foi para o tie-break. Tsonga, mais agressivo, acabou exagerando na dose. O francês cometeu dois erros nos pontos em que sacava e permitiu que Djokovic abrisse 4/1. O francês fez uma dupla falta e deixou o rival a dois pontos do título. O sérvio manteve a calma e fechou o game de desempate em 7/2.

Djokovic fatura o título do Australian Open. Sérvio bate jovem francês na decisão em Melbourne e conquista seu primeiro Grand Slam.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir