Categoria Policia  Noticia Atualizada em 27-01-2008

Assaltante escapa pela quarta vez de prisão em Porto Alegre
'Papagaio' cumpria pena no Instituto Penal Miguel Dario, na Zona Leste de Porto Alegre
Assaltante escapa pela quarta vez de prisão em Porto Alegre

Um dos recordistas de fugas do sistema penitenciário gaúcho, o assaltante Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, escapou mais uma vez da prisão na madrugada deste sábado (26). Papagaio, 41 anos, cumpria pena no Instituto Penal Miguel Dario, uma prisão-albergue que funciona sem grades, na Zona Leste de Porto Alegre.

Ele trabalhava durante o dia como auxiliar de cozinha e pernoitava num dormitório coletivo à noite, em beliches. Foi durante uma conferência feita por guardas, às 2h15 da madrugada de domingo, que foi notada a ausência do preso.

Condenado a 36 anos e 11 meses por assaltos a carro-forte em Farroupilha, no Estado, e a bancos em Blumenau e Joaçaba, em Santa Catarina, Papagaio se notabilizou no mundo do crime pelas fugas. É a quarta escapada desde a década de 90. Ele ganhou fama ao ser o único detento que conseguiu fugir da até então inviolável Pasc, em 1999. Foi recapturado em janeiro de 2000, seis meses após a fuga, em Ibiraquera (SC).

A evasão não é crime, mas considerado falta grave, segundo o regime disciplinar penitenciário. A partir desta conduta, a Susepe pode requerer a regressão do regime para Papagaio, de regime semi-aberto para o fechado.

O superintendente explica que este é o terceiro problema disciplinar criado por Papagaio em três meses. Além de ficado 24 horas evadido, em outubro do ano passado, ele ainda teria sido flagrado bebendo cerveja no outro albergue pelo qual passou. Sem contar com a fugas de 2006 e 1999, a última da Pasc, a penitenciária de alta segurança do estado.

A Polícia Militar diz que não fará operação especial para capturar o assaltante de banco.

Assaltante escapa pela quarta vez de prisão em Porto Alegre. 'Papagaio' cumpria pena no Instituto Penal Miguel Dario, na Zona Leste de Porto Alegre.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir