Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-01-2008

Ufologistas pedem radar para 'desenho em canavial'
Marcas em formato circular, de 60 metros de di�metro, surgiram no canavial da cidade
Ufologistas pedem radar para 'desenho em canavial'
Foto: Arquivo Pessoal/Solange Buosi

Pesquisadores da �rea de ufologia querem que radares da Aeron�utica passem a monitorar a regi�o de Riol�ndia, a 562 km de S�o Paulo, para verificar o que tem causado estranhas marcas, em formato circular de cerca de 60 metros de di�metro, no canavial perto do Rio Grande. O fen�meno foi registrado no in�cio desta semana.

Pesquisadores do Instituto de Astronomia e Pesquisa Espaciais (Inape) est�o preparando um relat�rio para a Aeron�utica sobre o que ocorreu na regi�o. Usando um GPS, aparelho de monitoramento por sat�lite, o especialista do Inape, identificou as coordenadas geogr�ficas do local.

O uf�logo Jorge N�ri deve concluir um relat�rio sobre o epis�dio at� o final desta semana. O documento vai ser encaminhado � Aeron�utica, para um setor especializado na investiga��o desse tipo de fen�meno. O pesquisador descarta a possibilidade de as marcas terem sido causadas por um fen�meno natural.

O depoimento de Maur�cio Pereira da Silva, morador que contou ter visto um objeto n�o identificado sobre o canavial, vai ser a principal informa��o no relat�rio preparado pelo especialista. "Levantei 3h de s�bado para domingo e escutei um barulho da cana quebrando. Falei "meu Deus, se for vento vai derrubar tudo". Na hora que eu olhei para cima da cana eu observei [o objeto]. Explicar o jeito, a forma, o tamanho � dif�cil porque o susto � muito grande. A �nica coisa que voc� pensa � correr para dentro".

Os pesquisadores Paulo C�sar Rapassi e Maria Jos� Antunes Francisco contam que j� analisaram outras ocorr�ncias perto de Votuporanga e que Riol�ndia � o quarto ou quinto caso observado na regi�o.

Ufologistas pedem radar para 'desenho em canavial'. Marcas em formato circular, de 60 metros de di�metro, surgiram no canavial da cidade.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir