Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2008

Milhares de indonésios se despediram de Suharto
Milhares de indonésios se despediram hoje do ex-ditador indonésio Suharto
Milhares de indonésios se despediram de Suharto
Foto: Achmad Ibrahim/AP

Jacarta, 28 jan (EFE) - Milhares de indonésios se despediram hoje do ex-ditador indonésio Suharto, quando o cortejo fúnebre percorreu as ruas de Jacarta antes de o corpo ser levado em avião a Solo, em Java Central, onde ocorrerá o funeral de Estado.

Helicópteros e soldados vigiaram o desfile do cortejo com o caixão, coberto com uma bandeira indonésia, até sua chegada ao aeroporto militar, onde foi recebido por 500 membros das Forças Armadas.

Em seguida, foi introduzido em um avião Hércules com destino a Solo, onde o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, liderará um funeral de Estado.

O desfile teve início na mansão da família Suharto em Jacarta, onde foi oficiada uma breve cerimônia religiosa javanesa em memória do ex-ditador, que morreu no domingo, aos 86 anos, no Hospital Pertamina da capital da Indonésia.

Após o ato, a filha mais velha de Suharto, Hardijanti Rukmana, entregou o corpo aos representantes do Estado, que, de acordo com a lei indonésia, fica encarregado dos funerais dos ex-presidentes do país.

Segundo a imprensa local, Suharto será enterrado no cemitério da localidade de Matesih, onde também está sua esposa, Hatinah, que morreu em 1996.

A saúde de Suharto se agravou do domingo, quando entrou em coma e voltou a precisar da ajuda de aparelhos para respirar.

O ex-presidente governou com mão de ferro a Indonésia de 1967 a 1998, quando foi forçado a renunciar por uma crise econômica e uma revolta popular.

Durante o Governo de Suharto, aconteceu a brutal invasão indonésia do Timor-Leste (1975), na qual morreram, segundo grupos de direitos humanos, cerca de 200 mil timorenses.

Antes de se tornar chefe de Estado, e à frente da cúpula militar, Suharto se encarregou de reprimir o Partido Comunista da Indonésia, ao qual responsabilizou pela tentativa de golpe de 1965, uma repressão na qual morreram cerca de meio milhão de pessoas.

Milhares de indonésios se despediram de Suharto nas ruas de Jacarta.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir