Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 28-01-2008

Morre, Christodoulos, o líder ortodoxo
O arcebispo ortodoxo e primaz de Atenas, Christodoulos, que morreu nesta segunda-feira, entrará na história de sua Igreja
Morre, Christodoulos, o líder ortodoxo
Foto: Danilo Schiavella/AP - 14.dez.2006

O arcebispo ortodoxo e primaz de Atenas, Christodoulos, que morreu nesta segunda-feira, entrará na história de sua Igreja por ter melhorado as relações com a Igreja Católica, após séculos de tensões.

Em 2001, Christodoulos recebeu a primeira visita de um Pontífice católico à Grécia após o grande Cisma de 1054, selada pelo pedido do
Papa João Paulo II de perdão pelos pecados cometidos por católicos
contra ortodoxos através dos séculos.

O religioso, que em sua vida particular se chamava Christos Paraskevaidis, se reuniu em dezembro de 2006 com o atual Papa Bento XVI, no Vaticano. Ambos assinaram uma declaração comum sobre seu
compromisso para a unidade cristã.

Nascido em 17 de janeiro de 1939 em Xanthi, no nordeste da Grécia, Christodoulos foi eleito primaz vitalício em 1998, e foi o arcebispo mais jovem da Grécia e com idéias nacionalistas e religiosas que levantavam grande polêmica na sociedade grega, que em 97% são de religião ortodoxa.

Durante sua carreira, incitou seus fiéis a sair às ruas em protesto contra os bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Sérvia (1999) e criticou toda negociação sobre a manutenção da palavra "macedônia" pelo novo estado ex-iugoslavo da Macedônia.

Suas idéias se voltavam contra "as regras da União Européia", que considerava o centro de decisões contra os interesses gregos e se expressava também contra a entrada da Turquia no bloco.

Em 2000, Christodoulos voltou a ocupar as manchetes com a convocação de manifestações em massa nas principais cidades gregas, reunindo 300 mil ativistas em Atenas, contra a decisão do então Executivo socialista de suprimir a indicação de "religião" nas novas células de identidade nacional.

O arcebispo conseguiu arrecadar três milhões de assinaturas contra o Governo e pediu um referendo, mas não obteve a consulta e a indicação religiosa foi eliminada.

Christodoulos, o líder ortodoxo que melhorou as relações com o Vaticano.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir