Categoria Economia  Noticia Atualizada em 28-01-2008

Temor de recessão abate bolsas da Europa
Ações de bancos seguem em queda nos mercados do continente.
Temor de recessão abate bolsas da Europa
Foto: www.g1.com.br

As bolsas européias operavam em queda na manhã desta segunda-feira (28), mais uma vez refletindo temores de recessão. Além disso, as ações do banco Société Générale, cuja recomendação pelo Citigroup foi reduzida, tombavam ainda mais.

Os papéis de empresas de energia figuravam entre as mais desvalorizadas, acompanhando a queda dos preços do petróleo. A Royal Dutch Shell tinha queda de 2,8%; a Total caía 3,6% e a Repsol recuava 2,6%.

As mineradoras também caíam, junto com o preço dos metais. A BHP Billiton cedia 3,4% e a Rio Tinto 3,9%. Na contramão, a Xstrata subia 3,%depois que a empresa elevou a estimativa da quantidade de cobre em uma de suas minas e por notícias de uma possível aquisição por parte da Vale.

Às 8h38 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300, que engloba as principais ações européias, perdia 1,85%, para 1.305 pontos. O índice acumula queda de 13% este ano.

  • Bancos
    As ações de bancos também tinham desempenho fraco nesta manhã. O Citigroup reduziu sua recomendação do Société Générale de "comprar" para "vender" na onda de notícias de fraude e perdas envolvendo o banco, fazendo o valor de seus papéis cair mais de 7%.

    "O prejuízo de 4,9 bilhões de euros em fraudes e provisões de 2 bilhões de euros em renda fixa prejudicaram severamente o Société Générale", afirmou o analista do Citigroup Kimom Kalamboussis, em relatório.

    A queda nas bolsas européias vem na sequência de fortes perdas na Ásia, com o Japão e Hong Kong perdendo em torno de 4%.

    Temor de recessão abate bolsas da Europa

    Fonte:

    Acesse o G1

  •  
    Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir