Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2008

Lutando Pela Cidadania
"Fico privada de realizar diversas atividades e ir a lugares por total falta de acesso"
Lutando Pela Cidadania
Suzana lutando pela Cidadania. (Foto: José Rubens Brumana)

"Fico privada de realizar diversas atividades e ir a lugares por total falta de acesso, a nós cadeirantes e portadores de locomoção não é justo, somos cidadãos pagamos nossos impostos e queremos ser respeitado e ver nossos direitos constitucionais garantidos", disse a futura advogada Suzana Vieira Machado Almeida, moradora do balneário da Barra do Itapemirim, e que está coletando assinaturas para enviar ao Prefeito Toninho Bittencourt para que garanta aos portadores de deficiência na locomoção, idosos e gestantes, uma padronização de calçadas, rampas e semáforos, e banheiros padronizados.

Suzana Almeida estuda durante a noite e trabalha num cartório em Marataízes. Com seu carro elétrico divide o espaço entre carro e motoristas sem a educação no trânsito. "Muito das vezes sou xingada de forma ofensiva, pois tenho de desviar de obstáculos e carros estacionados de forma irregular", afirma.

Cita alguns lugares que já respeitam os cadeirantes com rampa de acesso, Caixa Econômica, Correios, Supermercado Econômico, Farmácia Vieira, Loirinho Lanches, ressalta ainda que em nenhum desses lugares tenha banheiro adaptado para eles.

Observa que o Pronto Socorro da Barra está em reforma e que estão construindo uma rampa. "Mas a calçada nos impedirá de acessar o local. Ainda dá tempo, pois a reforma não acabou", comentou.

Suzana diz que em muitos lugares tem de ser carregada por amigos ou servida na rua meio fio pelos garçons. "Uma vez comprei uns tira gosto e fui com amigas num "piquenique", numa praça, pois não consegui acesso ao restaurante e pizzaria", e completa dizendo que Marataízes por ser uma cidade turística precisa pensar nesse mercado para portadores de locomoção e que essas medidas refletiriam muito bem não só para os moradores locais como também aos futuros turistas portadores dessa deficiência.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir