Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 28-01-2008

Império da Casa Verde quer surpreender com simplicidade
Alas e alegorias da escola irão contar a história da Música Popular Brasileira.
Império da Casa Verde quer surpreender com simplicidade
Foto: www.g1.com.br

Quanto mais simples, melhor. A escola de samba Império da Casa Verde deixará o luxo em segundo plano e aposta na simplicidade para surpreender no carnaval 2008. Para isso, escolheu a Música Popular Brasileira como tema. "É um enredo leve, que não precisa ser luxuoso", define o carnavalesco André Machado, que estréia este ano na escola da Zona Norte. A Império da Casa Verde será a última escola a passar pelo Anhembi, fechando o carnaval paulista.

A principal intenção da escola é conseguir interagir com as arquibancadas. André Machado acredita que o enredo e a simplicidade irão ajudar nesta tarefa. "Quando há muito luxo, muita riqueza, as pessoas até esquecem de brincar junto", afirma. O carnavalesco elaborou fantasias e carros alegóricos que remetem a músicas e compositores e são, segundo ele, facilmente decifrados. André Machado diz que algumas fantasias serão até "caricatas".

O enredo "Sambando e cantando e seguindo a Canção... Vem, vamos embora para a Festa da MPB!" recebeu este nome por causa da música "Pra não dizer que não falei de flores", de Geraldo Vandré. A idéia inicial de Machado era falar apenas dos festivais de música popular, mas ele decidiu estender o tema a pedido da diretoria da Império. Com isso, o enredo virou uma homenagem à MPB e aos compositores.

"A música está em um momento muito difícil por causa da internet e da pirataria. Os jovens consomem músicas de fora e estão esquecendo pessoas importantes como o Cartola e o João Gilberto", afirma o carnavalesco. João Gilberto será homenageado em um carro alegórico da escola, que trará dois violões de 27 metros de comprimento cada.

Outro carro alegórico contará a história da Bossa Nova. Uma escultura de oito metros de altura homenageará Helô Pinheiro, que inspirou a música "Garota de Ipanema", de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. André Machado diz que já recebeu a confirmação de que ela sairá no carro, bem na frente da escultura.

No mesmo carro, a Império da Casa Verde montará um bar "de verdade", com direito a bebidas e até petiscos. "A brincadeira no barracão é que a bebida não vai chegar até a metade do desfile", disse André Machado. O carnavalesco também antecipou que levará ao Sambódromo, em outro carro alegórico, três bocas com seis metros de altura que irão abrir e fechar.

  • Musa da bateria
    Um dos destaques desse ano será a estréia da passista Danielle Marano como musa da bateria da Império da Casa Verde. Descoberta pelo Mestre Zoinho, que comanda a bateria da escola, Danielle conta que no começo sentiu um certo medo de desfilar na Império, "pensei muito na responsabilidade de levar o nome de uma escola bicampeã, mas ao decorrer do tempo eu fui conhecendo o pessoal e me soltando". Como musa, ela vai desfilar ao lado de Gracyanne Barbosa, rainha da bateria neste carnaval.

    Para sair na avenida, Danielle conta que não muda muito sua rotina. "Como sou professora de educação física, eu tenho que me manter em forma, por isso não tenho grandes segredos para ficar bem na avenida", conta a passista, que desfilou pela X-9 Paulistana em 2005 e 2006. Sobre as expectativas da posição da escola no final do carnaval, a musa da bateria da Império se mostrou otimista, "nós vamos entrar em busca do tricampeonato".

    Para conquistar o sexto título do carnaval paulistano, a Império de Casa Verde vai para a avenida com cerca de 3 mil componentes divididos em 25 alas e cinco carros alegóricos. A escola de samba foi tricampeã em 1995, 1996 e 1997 em diferentes grupos de acesso e voltou a ganhar dois campeonatos seguidos em 2005 e 2006, já na elite do carnaval paulista. No carro abre-alas, está confirmada a presença dos dois tigres gigantes que viraram marca registrada da escola.

    Império da Casa Verde quer surpreender com simplicidade

    Fonte:

    Acesse o G1

  •  
    Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir