Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2008

Detro apreende 20 veículos em operação
Segundo assessoria do Detro, 46 carros também foram multados
Detro apreende 20 veículos em operação
Foto: Reprodução

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) informou que já apreendeu 20 veículos e multou outros 46 em operação realizada na manhã desta segunda-feira (28) para reprimir o transporte irregular na cidade.

Segundo o Detro, os veículos apreendidos foram levados para depósitos públicos municipais. A multa pode chegar a R$ 1.749,50.

A operação prossegue na tarde desta segunda-feira (28) e é considerada a maior realizada pelo departamento, já que normalmente as fiscalizações acontecem em apenas dez locais, e é realizada em 23 pontos. Dentre os locais onde está sendo realizada a operação estão as avenidas Presidente Vargas, Rodrigues Alves, Maracanã e das Américas. A ação também acontece em Bonsucesso e na Praia de Botafogo. Além destes lugares, o Detro também realiza fiscalização em 12 vias que dão acesso à Região Metropolitana do Rio.

Segundo a assessoria do Detro, a ampliação dos pontos de fiscalização é uma resposta às ameaças que os fiscais do departamento receberam nas ações anteriores. O presidente do Detro Rogério Onofre afirmou, no dia 22 de janeiro, que quatro oficiais da PM que atuam na fiscalização do transporte irregular no Rio vêm sofrendo ameaças de morte.

Operações freqüentes
No dia 23 de janeiro, uma operação do Detro apreendeu nove veículos irregulares na Avenida Lauro Sodré, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

No dia 11 de janeiro, uma operação do Detro apreendeu 34 veículos por transporte irregular de passageiros, no Centro do Rio, e multou outros cinco veículos por problemas com a documentação, falta de ar condicionado e excesso de passageiros. A operação contou com 63 fiscais e 15 viaturas, que atuaram em 11 pontos do bairro.

E no dia 7 de janeiro, uma operação com cerca de 300 homens de delegacias especializadas e agentes da Guarda Municipal e fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) reprimiur o transporte irregular de passageiros na região de Campo Grande, na Zona Oeste. A polícia apreendeu 27 vans e seis veículos foram recuperados.

Disputa pelo controle do transporte alternativo
Em 2006 e 2007, cerca de 70 mortes tiveram envolvimento ou suspeita de envolvimento com a máfia das vans, de acordo com informações da polícia. Em vários casos, policiais seriam mandantes dos crimes.

O caso mais recente foi em agosto de 2007, quando o sargento da PM, Francisco César Silva Oliveira, o Chico Bala, foi vítima de um atentado em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. A polícia suspeita que o crime teria relação com a disputa pelo controle do transporte alternativo na região. Um policial civil, um policial militar e outros dois ex-PMs foram presos.

O vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho (PMDB), foi preso, acusado de ser um dos mandantes desse crime. O político, também acusado de chefiar grupo de milícias - grupo armado que cobra para manter suposta segurança - na Zona Oeste do Rio, nega participação no assassinato.

Segundo o Detro, as vans respondem por quase 30% do transporte no estado do Rio de Janeiro. São 7,5 mil veículos regularizados, enquanto outros 10 mil circulam clandestinamente, informou o departamento. As vans tiveram a importação autorizada pelo governo federal há pouco menos de 20 anos.

Detro apreende 20 veículos em operação. Segundo assessoria do Detro, 46 carros também foram multados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir