Categoria Educação  Noticia Atualizada em 29-01-2008

UFSC investiga vazamento de lista extra-oficial na internet
Lista tem 806 páginas e traz informações sobre o desempenho dos candidatos
UFSC investiga vazamento de lista extra-oficial na internet

Uma lista extra-oficial com o desempenho detalhado de todos os vestibulandos do vestibular 2008 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC ) está circulando pela internet desde a madrugada desta terça-feira (29). O documento, que tem 806 páginas, traz o nome completo dos candidatos, o número da inscrição, a classificação geral, as notas em todas as provas, o total de pontos obtidos e diz ainda se ele foi ou não aprovado.

O professor Edemir Costa, presidente da Comissão Permanente dos Vestibulares (Coperves) da UFSC, disse que ainda não sabe se a lista divulgada é verdadeira e afirmou que a universidade já está investigando o caso. Segundo ele, todos os técnicos do Centro de Processamento de Dados da UFSC foram acionados para conferir a lista divulgada com a oficial. A formatação gráfica da lista extra-oficial segue o padrão gráfico dos documentos oficiais divulgados pela universidade.

Desde a manhã dessa terça, o site da UFSC, que traz as informações sobre o vestibular, apresenta instabilidade. A universidade não soube dizer o motivo.

Informações são restritas
Segundo Costa, as informações sobre os candidatos são restritas ao menor número possível de pessoas dentro da Coperves. "Em nenhum momento a equipe da Coperves divulgou essa lista. Isso eu tenho certeza. O que eu não posso afirmar é o que realmente aconteceu. Hackers existem e invadem até os sistemas de bancos para buscar informações sigilosas. É impossível que eles tenham invadido o sistema da USFC? Não, não é", disse o professor.

O professor Costa disse que está na coordenação do vestibular da UFSC há oito anos e que nunca aconteceu nada parecido. Ele admite, porém, que estamos na "era da internet e da informática" e que o site pode ter sido invadido. "Não posso afirmar nada ainda porque não conferi as 806 páginas, mas isso pode ter sido motivado por um lado insatisfeito com a implantação do sistema de cotas.

Invasão é crime
Segundo o professor, a UFSC está focada em resolver as ações judiciais que estão questionando o sistema de cotas e agora esse problema torna o processo ainda mais desgastante. São pelo menos 44 ações na Justiça questionando o sistema. "Se por acaso ficar confirmado que houve invasão de hackers e que a lista é verdadeira, isso é crime e é caso de polícia. Não poderemos ser omissos e vamos tomar todas as providências necessárias", afirmou o professor.

O responsável pelo vestibular pede "cautela" aos candidatos. "A gente pede que os vestibulandos esperem porque o processo seletivo está sendo questionado na Justiça. Pela universidade o sistema de cotas será mantido. Ele foi implantado com consciência, foi discutido durante dois anos com acadêmicos e com a comunidade. A UFSC não é a primeira e não será a última a implantar as cotas. Isso tudo virou uma bola de neve e nos deixa tristes. O que eu peço é que os candidatos esperem".

Cotas continuam suspensas
Por uma decisão da Justiça Federal em primeira instância, o sistema de cotas da UFSC continua suspenso. A universidade entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para tentar derrubar a liminar que determina a suspensão do sistema de cotas na universidade. O principal argumento da defesa da universidade é a autonomia que as instituições possuem. Segundo a assessoria de imprensa do TRF4, o recurso ainda não entrou no sistema.

Na última sexta-feira (18), o juiz federal Gustavo Dias de Barcellos suspendeu por liminar o sistema de reserva de vagas da UFSC e, de acordo com a decisão, a matrícula dos vestibulandos deveria seguir como critério a maior pontuação, independentemente das vagas reservadas vigentes na instituição. Candidatos cotistas aprovados temem perder a vaga.

Critério de pontos deve permanecer
A principal reclamação dos não-cotistas que não foram aprovados no vestibular foi o critério de pontos mínimos adotado pela UFSC para considerar o candidato apto à classificação. Segundo o professor Costa, o candidato teriam de acertar pelo menos três das dez questões de português, somar 20 pontos nas demais disciplinas (sem zerar em nenhuma delas), tirar pelo menos nota 3 na redação e não zerar no conjunto de nenhuma das três questões discursivas. Na prática, o vestibulando deve fazer pelo menos 29,1 pontos entre os 96 possíveis.

No caso de medicina, por exemplo, não foi preciso acertar nem metade da prova para conseguir ser aprovado pelo sistema de cotas para negros de escolas públicas. O último aprovado pelas vagas universais conseguiu 81,04 pontos, contra 70,35 pontos conquistados pelo estudante de escola pública e 44,33 pontos do vestibulando negro e de escola pública.

Segundo Costa, esses critérios sempre foram usados para aprovação na UFSC porque a prova do vestibular é a mesma para todos os cursos. "Não podemos aumentar demais a nota de corte senão estaríamos prejudicando outras carreiras menos concorridas. Esse critério é um balanço entre todos os cursos que a universidade oferece", disse.

Ainda de acordo com Costa, a Coperve tem autonomia para definir o que acha melhor e não precisa nem de aprovação do Conselho Universitário para definir regras de pontuação. "Os números podem assustar num primeiro momento, mas por enquanto, não temos porque rever esse critério. É o primeiro ano que a universidade adota as cotas e esta é uma experiência. Pode ser que mude um dia, mas não é esse o nosso objetivo", explicou o professor.

As cotas
Este é o primeiro processo seletivo da universidade com sistema de cotas. Das 4.095 vagas da UFSC, 20% foram destinadas para estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e 10% para negros que estivessem na mesma condição. As 819 vagas para alunos de escolas públicas foram preenchidas e das 414 vagas destinadas para negros, 323 foram preenchidas. As demais foram remanejadas para a concorrência geral.

A lista de aprovados no vestibular 2008 da UFSC foi divulgada no dia 28 de dezembro. Veja os classificados aqui. A universidade também divulgou as notas dos candidatos classificados por curso, as notas dos candidatos oriundos de escola pública classificados e as notas dos candidatos autodeclarados negro classificados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir