Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-01-2008

Morre o artista plástico Rubens Gerchman
Artista carioca, que tinha 66 anos, faleceu devido a um câncer no pulmão
Morre o artista plástico Rubens Gerchman
Foto: AE

Morreu na manhã desta terça-feira (29) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o artista plástico Rubens Gerchman, aos 66 anos, em decorrência de um câncer no pulmão. O velório será realizado até 15h30 no local e o corpo será cremado às 17h no Horto da Paz, em Itapecerica da Serra (SP).

Nascido no Rio no dia 10 de janeiro de 1942, Gerchman vivia na capital paulista desde meados de 2003. O artista começou a ganhar destaque a partir da década de 1960, quando fez sua primeira mostra individual na galeria carioca Vila Rica e logo se tornaria um dos integrantes da vanguarda carioca.

Em sua obras, retratava a vida da metrópole e cenas do cotidiano: em seus quadros aparecem partidas de futebol, concursos de miss, novelas da TV e cartazes. Seu trabalho "Lindonéia, a gioconda dos subúrbios", de 1966, foi inspiração para uma música de Caetano Veloso.

Foi um dos mentores da mostra "Tropicália", ao lado de Lygia Clark e Hélio Oiticica, que deu origem a nova objetividade brasileira, movimento em que arte conceitual e pop se uniam.

Depois de se mudar para os Estados Unidos no final da década de 60, fruto de um prêmio do Salão Nacional de Arte Moderna, faz um protesto contra o regime militar brasileiro ao organizar um boicote à Bienal de Artes de São Paulo, classificada por ele como a "Bienal da ditadura".

Em 2002, Gerchman havia sido internado em estado grave em Nova York para tratar de uma infecção hospitalar contraída após um cateterismo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir