Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-01-2008

São Paulo tem dia mais chuvoso do ano
Das 13h da segunda-feira até as 16h desta terça-feira foi registrado um total de 70,8 mm
São Paulo tem dia mais chuvoso do ano
Foto: José Luis da Conceição/AE

A chuva forte que atinge a capital paulista fez com que esta terça-feira (29) se transformasse no dia mais chuvoso deste ano de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O excesso de água deixou a cidade em estado de atenção, o trânsito caótico e os aeroportos operando apenas por instrumentos.

Até ás 16h, o instituto havia contabilizada 37,4 mm de chuva na capital, a contagem começou a ser feita a partir das 10h. Contabilizando com o período anterior, quando a chuva começou às 13h da segunda-feira (28), até as 16h, foi registrado um total de 70,8 mm de chuva na capital.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), ligado à Prefeitura de São Paulo, também contabiliza esta terça como o dia mais chuvosos do ano,. Até as 13h foram registrados 38,8 mm. A região que mais choveu foi o bairro de Campo Limpo, na Zona Sul da cidade, com 56,2 mm.

Antes desta terça, de acordo com o CGE, o dia que havia mais chovido neste ano havia sido o domingo 20, com 26,3 mm de chuva. A próxima mediação do CGE neste terça deverá ser realizada às 19h.

Estado de atenção
A chuva forte também deixou toda a capital em estado de atenção desde 11h20 de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Por volta das 14h ainda chovia em toda a cidade com exceção de alguns bairros no extremo sul. Ainda segundo o CGE, até às 13h choveu 32 mm, o que faz desta terça-feira o dia mais chuvoso do ano na capital.

Trânsito
Por causa do execsso de água, o trânsito na capital ficou complicado ao longo do dia. Às 9h30, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou recorde de congestionamento com 136 quilômetros.

Às 18h12, a siatuação tinha ficado um pouco mais tranqüila e a CET contabilizava 74 km de lentidão, o que correspondia a 9% dos 820 km de vias monitoradas pela companhia. A Zona Sul apresentava a pior situação no horário, com 28 km de lentidão.

Nos aeroportos, a chuva provocou restrições tanto em Congonhas, na Zona Sul da capital, como em Guarulhos, na Grande São Paulo. Os dois começaram a operar apenas por instrumentos desde o início da manhã e permaneciam na mesma situação até o início desta noite. Apesar disso, a Infraero informou que não há atrasos e confusão de passageiros nesses terminais.

Desabamentos
Um barraco de madeira na Zona Leste de São Paulo desabou no final da manhã em decorrência da forte chuva. O barraco na altura do número 285 da favela Caixa D"Água, na Rua Luiz Antônio, próximo à Avenida Cangaíba. De acordo com a assessoria da Subprefeitura da penha, o local havia sido interditado há mais de um ano. Ninguém estava no local na hora do incidente.

A Defesa Civil, por volta das 15h20, estava no local para examinar a região e ver se algum outro barraco da área está com problema e se há algum perigo de novo deslizamento da região.

Em Cotia, na Grande São Paulo, o desabamento de um muro por volta das 13h deixou duas casas sob o risco de desmoronamento. De acordo com a Defesa Civil do município, o muro da casa de número 145 da Rua Aclimação desabou e, além da própria casa, colocou em risco a residência vizinha no cruzamento, a de número 145 da Rua Jaçanã.

Por volta das 15h30, euqipes da defesa Civil, Corpo de Bombeiros e e dos setores de engenharia e fiscalização da Prefeitura estavam no local ajudando na remoação das famílias. Ainda segundo a Defesa Civil, os imóveis correm "fortíssimo risco" de desabamento.

Ciclone
Os meteorologistas identificaram a formação de um ciclone subtropical a partir de quarta-feira (30) na faixa do litoral brasileiro que vai do estado de São Paulo até Santa Catarina. Segundo a meteorologista Fabiana Weykamp, da Climatempo, os valores da pressão do sistema são considerados fracos e não trazem nenhum alerta para as cidades do litoral paulista ou do interior.

A meteorologista Olívia Nunes, do Somar Meteorologia, afirma que esse sistema se deslocará para alto-mar, o que fará com que as águas fiquem mais agitadas até 2 de fevereiro. Ela ainda diz que tal fenômeno pode trazer complicações para as bacias petrolíferas, mas não afeta as cidades litorâneas. Olívia confirma que é normal nesta época do ano a formação de áreas de baixa pressão e que o fenômeno está sendo monitorado.

Previsão
De acordo Inmet, o estado de São Paulo está sob a influência de áreas de instabilidade, principalmente no centro-norte e leste. Nelas, o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva e trovoadas na quarta-feira (30).

O Inmet prevê tempo instável nos próximos dias. O sol só deve voltar a aparecer principalmente na sexta-feira (1º) e no sábado (2). Mas ainda há previsão de pancadas de chuvas.

São Paulo tem dia mais chuvoso do ano. Das 13h da segunda-feira até as 16h desta terça-feira foi registrado um total de 70,8 mm.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir