Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 29-01-2008

Uefa estuda Eurocopa com 24 países
Idéia, no entanto, não agrada o presidente Platini, que prefere aumento de 16 para 20
Uefa estuda Eurocopa com 24 países
Foto: Agência

Zagreb recebe entre esta terça e esta quinta-feira a reunião do Comitê Executivo da Uefa e o congresso anual da entidade, que abordará uma mudança de formato na Eurocopa e no qual acontecerá o sorteio dos grupos 2 e 5 das eliminatórias européias para a Copa de 2010, na África do Sul.

A proposta de modificação é de que as 16 equipes com menor coeficiente joguem uma eliminatória anterior para se chegar a um número total de 46 seleções. Posteriormente, estas equipes disputariam apenas uma eliminatória com jogos de ida e volta para definir os 23 participantes da Eurocopa, que também contaria com o país anfitrião.

Embora a palavra final vá ser do Congresso, Franz Beckenbauer, presidente da Comissão da Uefa para o desenvolvimento do futebol, disse que o formato com 24 equipes lhe parece exagerado.

- É quase a metade de todos os países filiados. O melhor seria manter o sistema atual ou no máximo ampliar a Euro para 20 equipes - declarou.

Saiba mais

» Fifa e Uefa vão pagar R$ 450 mi aos clubes
O Comitê Executivo vai se pronunciar até esta quarta, pouco antes de ser realizado o sorteio do calendário dos grupos 2 e 5 das eliminatórias para a Copa de 2010.

O grupo 2 é formado por Grécia, Israel, Letônia, Luxemburgo, Moldávia e Suíça, enquanto o 5 conta com Espanha, Turquia, Bélgica, Bósnia, Armênia e Estônia.

Além disso, na próxima quinta acontece o 22º Congresso da Uefa, o primeiro com Michel Platini como presidente. O ídolo francês foi eleito o chefão da entidade no dia 26 de janeiro de 2007 no lugar do sueco Lennart Johansson.

O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, será um dos participantes do Congresso.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir