Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Estudo: disputa de pênaltis eleva risco cardíaco
Uma pesquisa alemã sugere que jogos de futebol e disputa de pênaltis em campeonatos importantes podem
Estudo: disputa de pênaltis eleva risco cardíaco

Uma pesquisa alemã sugere que jogos de futebol e disputa de pênaltis em campeonatos importantes podem aumentar o número de problemas cardíacos como ataques do coração.
Os pesquisadores da Universidade Ludwig-Maximilians, de Munique, estudaram o efeito de jogos da seleção da Alemanha nos torcedores do país nos últimos jogos da Copa do Mundo de 2006. Para os homens, o risco de um ataque cardíaco ou outro problema cardiovascular foi três vezes maior nos dias em que a seleção alemã jogou. Entre as torcedoras, o risco aumentou em 82%.

O estudo foi publicado na revista especializada New England Journal of Medicine.

Duas horas
Os pesquisadores observaram que as emergências cardíacas geralmente ocorriam duas horas depois do início do jogo. O estudo analisa 4.279 relatórios médicos dos sete dias em que a seleção da Alemanha jogou, dos 24 dias envolvendo seleções de outros países e de outros 242 dias em 2003, 2005 e 2006.

Seis dos sete jogos da seleção alemã na Copa estiveram associados a um aumento no número de emergências cardíacas. O maior número de emergências foi registrado durante o jogo das quartas-de-final, em 30 de junho, quando a Alemanha derrotou a Argentina em uma dramática cobrança de pênaltis. O jogo seguinte, a semifinal em que a Alemanha foi derrotada pela Itália, também registrou quase o mesmo número de ataques cardíacos.

"Aparentemente, o mais importante para desencadear um evento ligado ao estresse não é o resultado de um jogo, vitória ou derrota, mas a intensa tensão e excitação experimentada durante um jogo dramático, por exemplo, um jogo com cobrança de pênaltis", escreveram os pesquisadores. O jogo entre a seleção alemã e Portugal, na disputa pelo terceiro lugar, não produziu aumento nos registros de problemas cardíacos. A Alemanha derrotou Portugal por 3 a 1.

Estresse
Os pesquisadores afirmam que estudos anteriores mostraram que o estresse pode induzir ritmos cardíacos anormais. Mas o impacto do estresse em problemas cardíacos graves ainda não está totalmente claro. Os especialistas avaliam que a liberação de hormônios ligados ao estresse pode influenciar diretamente o funcionamento do coração e de células do sistema imunológico.

Os pesquisadores também sugerem que os médicos analisem a possibilidade de aumentar a medicação para pacientes em risco e que já estejam sendo medicados antes de um jogo importante. Ou, como alternativa, a aplicação de uma terapia comportamental para gerenciar o estresse.

Cathy Ross, enfermeira especializada em problemas cardíacos na entidade britânica British Heart Foundation, diz que "mudanças intensas nas emoções podem levar a dores nos peito ou mesmo a um ataque cardíaco em pessoas com problemas cardíacos".

"Fatores como pouco tempo de sono, dieta desequilibrada, fumo e alto consumo de bebida alcoólica, que estão associados com grandes ocasiões, também podem agir como um gatilho para um problema cardíaco, ao invés de apenas a excitação gerada pelo jogo", acrescentou.

Fonte: terra noticias
 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir