Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Médica explica o que é a síndrome de Reye
Problema ocorre principalmente em crianças, mas pode atingir adultos
Médica explica o que é a síndrome de Reye

Os comprimidos que contêm ácido acetilsalicílico trazem alertas nas bulas, chamando atenção para a possivel ocorrência deste problema. A Síndrome de Reye é um distúrbio no organismo que atinge o fígado e cérebro de crianças pequenas e adolescentes, porém podendo atingir também adultos.

Acontece caracteristicamente após uma infecção viral e o uso de ácido acetilsalicílico para tratar os sintomas da virose. Acredita-se que uma interação entre o quadro viral e o uso do salicilato desencadeie uma reação que leva ao acúmulo de gordura no fígado de forma muito rápida e alterações neurológicas.

O diagnóstico deve ser feito quando alguém que sofreu de uma infecção viral e fez uso de ácido acetilsalicílico apresenta um quadro de confusão mental, alteração da função do fígado ou mesmo entra em coma.

A confirmação vem através de biópsias do fígado e de punção lombar para afastar quadros de infecções meníngeas. O tratamento consiste em internação hospitalar imediata e medidas de suporte em unidades de terapia intensiva. O prognóstico depende da gravidade do quadro inicial, variando da recuperação total até a morte.

De qualquer forma, essa doença não deve causar preocupação ao se utilizar o ácido acetilsalicílico na prevenção de doenças cardíacas. Fique tranqüilo, essa medicação é segura e recomendada pelas diretrizes das associações cardiológicas internacionais.

Médica explica o que é a síndrome de Reye. Problema ocorre principalmente em crianças, mas pode atingir adultos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir