Categoria Policia  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Vestida de "Pequena Eva", cantora levou fãs à loucura quando
Com poucos cliques é possível comprar a droga.
Vestida de "Pequena Eva", cantora levou fãs à loucura quando
Foto: www.maratimba.com

No comércio livre da internet, tudo se compra e tudo se vende. Até drogas. Com a proximidade do carnaval, diversas páginas no Orkut, principal site de relacionamentos da web, negociam o envio de entorpecentes para todo o Brasil.

O delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Antenor Lopes Martins Júnior, não acredita que esse tipo de comércio esteja "bombando" na internet por causa da proximidade da folia. Para ele, o crime do estelionato é atualmente o principal problema web.

O delegado explica que existe uma investigação para descobrir golpistas que se passam por traficantes na internet. Segundo ele, é difícil chegar aos autores desse tipo de crime, já que os consumidores de entorpecentes não costumam ir à polícia para reclamar contra os fornecedores.

"O que verificamos é que tem uma grande quantidade de pessoas que se valem do anonimato para dar a perna nos outros. Até dos viciados. O usuário fica no prejuízo porque é um "golpe perfeito". O usuário não pode reclamar na polícia. Se a vítima não nos procura, o trabalho da polícia fica prejudicado", esclarece Antenor.

  • Lança-perfume, ecstasy, LSD, vende-se tudo no Orkut
    Apesar de a polícia monitorar constantemente a ação de criminosos na internet, é possível encontrar inúmeras páginas de vendedores de entorpecentes no Orkut. A negociação é simples. Lança-perfume, ecstasy (também chamada de bala) e LSD (ou doce) são oferecidos com preços variados. Algumas páginas, inclusive, mostram fotos dos produtos.

    Quem deseja comprar deixa um recado pedindo que o vendedor o adicione. O bate-papo passa então para um programa de mensagens instantâneas. Nele o vendedor informa o número da conta-corrente que o usuário deve depositar o dinheiro e a negociação é fechada.

    É assim que acontece a transação na página dedicada ao produto lança- perfume. Uma caixa com 12 tubos é vendida por R$ 200. Cerca de 30 usuários deixaram recados pedindo para adicionar seus nomes. Um deles, no entanto, chama a atenção. Protegido pelo anonimato, "O Olho" adverte aos supostos descuidados de que "vai todo mundo tomar calote". Uma possível alusão de que o dono da página é um estelionatário.

    O dono de um outro endereço, que anuncia "Vendo doces e balas", explica, em detalhes, como é feito o envio da droga. Apesar da exposição, ele demonstra receio de ser descoberto.

    Vestida de "Pequena Eva", cantora levou fãs à loucura quando

    Com poucos cliques é possível comprar a droga.

    Fonte:

    Acesse o G1

  •  
    Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir