Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Colegas pedem que criador de Dolly perca o título de Sir
Segundo ex-colegas de Ian Wilmut, trabalho foi sucesso coletivo
Colegas pedem que criador de Dolly perca o título de Sir
Foto: Divulgação

Quatro cientistas do Reino Unido pediram em carta à rainha Elizabeth II que retire o título de cavalheiro de sir Ian Wilmut, o responsável pela clonagem da ovelha Dolly, por considerar que esse trabalho foi o resultado de uma equipe cujo trabalho não foi reconhecido.

Esses cientistas, ex-colegas de Wilmut, consideram um "insulto ao trabalho honesto" tal nomeação, já que dizem que se trata de um "charlatão que carece do adequado conhecimento científico".

Segundo o jornal britânico "The Times", os pesquisadores alegam na carta à rainha que estão decepcionados não só porque seu trabalho não foi reconhecido mas também porque se sentem utilizados.

Sir Ian Wilmut se tornou cavalheiro pelos serviços prestados à ciência.

Para os ex-companheiros de Wilmut, a ordem deveria ter sido partilhada com o Instituto Roslin e a Universidade de Edimburgo, cujo trabalho foi ofuscado.

Wilmut reconheceu em uma ocasião que ele não era o único responsável pelo nascimento de Dolly, mas que chegou a um acordo com seu colega Keith Campbell para liderar a lista da equipe de pesquisa.

A carta foi assinada pelo biólogo molecular Prim Singh, o investigador Jeremy Brown, a especialista em bioinformática Pauline Ward e o diretor de nutrição da Roslin, Douglas Currie.

Em uma resposta a Singh, a secretária de Elizabeth II explicou que depende do primeiro-ministro a recomendação dos personagens que recebem a ordem de honra, por isso enviou ao Governo este assunto para que seja Gordon Brown quem decida.

Colegas pedem que criador de Dolly perca o título de Sir. Segundo ex-colegas de Ian Wilmut, trabalho foi sucesso coletivo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir