Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Número de mortos em atentados no Iraque pode passar de 70
Atentados podem ser os piores desde a chegada de mais tropas dos EUA, em 2007
Número de mortos em atentados no Iraque pode passar de 70
Foto: Reprodução

O número de mortos nos dois ataques terroristas registrados nesta sexta-feira (1º) em mercados de animais de Bagdá subiu para 68, se tornando os mais violentos desde que cerca de 30 mil novos soldados norte-americanos foram enviados para reforçar a segurança no Iraque, no ano passado, segundo a agência de notícias Associated Press.

Segundo a agência Reuters, o número de mortos pode passar de 72.

O Exército norte-americano diz que o número de mortes pode não ser tão grande, e que os dois atentados foram realizados por mulheres-bomba. Para os militares dos Estados Unidos, os ataques foram coordenados e planejados pela al-Qaeda no país.

Em uma feira popular de bichos, uma mulher com um cinturão explosivo se suicidou acionando sua carga e matou pelo menos 35 pessoas, segundo a agência de notícias Efe. A explosão ocorreu no momento em que o mercado estava cheio de gente que, como em todas as sextas-feiras, vai trocar seus animais.

Segundo a Associated Press, o local já foi alvo de vários ataques terroristas no passado, e voltava a ser freqüentado por muitas pesoas recentemente.

A explosão também feriu ao menos 75 pessoas que estavam no mercado, e várias delas se encontram em estado grave.

Testemunhas disseram que o mercado se transformou em um caos absoluto e que vários animais morreram também por causa da explosão.

Grupos rebeldes ameaçaram recentemente cometer atentados contra os mercados, apesar de a maior parte deles estar cercada por barreiras de concreto, para evitar o acesso de carros-bomba.

Aparentemente, o explosivo, escondido na estrada, era destinado contra um comboio militar americano, mas não se sabe, até o momento, se há vítimas entre eles.

Número de mortos em atentados no Iraque pode passar de 70. Atentados podem ser os piores desde a chegada de mais tropas dos EUA, em 2007.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir