Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-02-2008

Concacaf: eliminatórias começam domingo
México e Estados Unidos são favoritos. Bermudas e Ilhas Cayman abrem os trabalhos
Concacaf: eliminatórias começam domingo

As seleções de Bermudas e Ilhas Cayman abrirão domingo a primeira fase das Eliminatórias da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe) para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, novamente com México e Estados Unidos como favoritos pelas três vagas em jogo no continente.

A fórmula é a mesma da disputa anterior: os três primeiros do hexagonal final se classificam diretamente para a próxima Copa, enquanto o quarto irá para uma repescagem.

Aliás, esta é a principal mudança na regra: o quarto da Concacaf pegará o quinto da América do Sul, e não mais o quinto da Ásia - em 2006, Trinidad e Tobago passou pelo Barein e acabou conquistando a inédita classificação.

Regulamento confuso
A primeira fase do torneio será em sistema de mata-mata, com as seleções mais fracas. Além de Bermudas e Ilhas Cayman, a etapa reunirá confrontos entre países praticamente desconhecidos.

Entre eles estão Anguila, que recebe El Salvador, Montserrat, que pega o Suriname, e Ilhas Virgens Britânicas, que pegam as Bahamas. Outro confronto curioso é Ilhas Turks e Caicos e Santa Lúcia.

Completam a programação as partidas Nicarágua x Antilhas Holandesas, Belize x São Cristóvão e Névis, República Dominicana x Porto Rico, Dominica x Barbados, Aruba x Antígua e Barbuda e Ilhas Virgens x Granada.

Os vencedores destes confrontos passam para outra série em mata-mata, mas com a presença das seleções de mais tradição: Trinidad e Tobago encara o vencedor de Bermudas x Ilhas Cayman e espera repetir a boa trajetória até o Mundial.

Quem vencer entre República Dominicana e Porto Rico pega Honduras, enquanto Belize ou São Cristóvão e Névis terá a ingrata missão de enfrentar os mexicanos.

Dominica e Barbados decidem quem pega os americanos, e o Canadá joga contra São Vicente e Granadinas. O adversário da Guatemala sairá da série entre Ilhas Turks e Caicos x Santa Lúcia, enquanto Cuba jogará com o vencedor da série entre Aruba e Antígua e Barbuda.

A Costa Rica enfrentará o vencedor dos jogos entre Ilhas Virgens e Granada, e Guiana pega o ganhador da série entre Suriname e Montserrat. O Haiti enfrenta Nicarágua ou Antilhas Holandesas.

O Panamá, que também entra na segunda fase, tem como trunfo o técnico brasileiro Alexandre Guimarães. Ele levou a Costa Rica, país pelo qual se naturalizou, às Copas do Mundo de 2002 e 2006. Seus novos comandados encaram El Salvador ou Anguila.

Quem quer surpreender também é a Jamaica, que foi à Copa do Mundo de 1998, na França, graças ao técnico brasileiro Renê Simões. Para repetir a façanha, dirigentes do país resolveram trazê-lo de volta e sonhar novamente com a vaga. Ele estava no Coritiba, pelo qual foi campeão da Série B do Brasileiro.

A terceira fase será formada pelos vencedores dos confrontos da segunda etapa. As 12 equipes serão divididas em três grupos de quatro e os dois primeiros de cada um avançará ao hexagonal final.

Algumas seleções da Concacaf disputarão suas partidas em outros países porque seus estádios não cumprem as exigências da Fifa para as eliminatórias.

Apesar de tantos países na disputa, a briga pelo trono de melhor das Américas do Norte, Central e Caribe deverá ficar mais uma vez entre México e Estados Unidos. Após perder a decisão da Copa Ouro para os americanos, os mexicanos querem recuperar a hegemonia neste torneio, comandados pelo ex-artilheiro Hugo Sánchez.

A briga pela terceira vaga deverá ficar entre Costa Rica, Honduras, Jamaica, Guatemala, El Salvador, Canadá e Trinidad e Tobago. Cuba, que vem evoluindo no futebol mundial, pode surpreender.

Concacaf: eliminatórias começam domingo. México e Estados Unidos são favoritos. Bermudas e Ilhas Cayman abrem os trabalhos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir