Categoria Economia  Noticia Atualizada em 02-02-2008

Motorola avalia separar unidade de celulares
Terceira maior fabricante do mundo tem perdido espa�o para a Nokia e a Samsung.
Motorola avalia separar unidade de celulares

As a��es da Motorola subiam mais de 10% nesta sexta-feira (1�), um dia ap�s a companhia ter anunciado que avalia a separa��o de sua unidade de telefonia celular, a maior da companhia.

A terceira maior fabricante de telefones celulares do mundo, que tem perdido espa�o para a l�der Nokia e a Samsung Electronics, anunciou na quinta-feira que estava buscando um "realinhamento estrat�gico" para retomar sua participa��o de mercado e aumentar o rendimento dos acionistas.

"Estamos explorando caminhos nos quais a unidade de aparelhos m�veis possa acelerar sua recupera��o, reter e atrair talentos, e ao mesmo tempo permitir que os acionistas percebam o valor dessa marca", afirmou em nota o presidente da empresa, Greg Brown. A inten��o, segundo ele, � recuperar a lideran�a mundial na venda de celulares.

No comunicado, a Motorola diz que n�o vai discutir as id�ias em estudo antes que sua diretoria aprove uma medida efetiva. A empresa alerta que n�o h� garantia de que qualquer transa��o ir� ocorrer e, se acontecer, quais ser�o os termos e o momento.

A empresa perdeu terreno com o envelhecimento de seu modelo mais popular, o Razr, e pelo fato de n�o ter lan�ado nenhum aparelho com potencial para substitu�-lo como carro-chefe.

Levantamentos de mercado divulgados neste m�s pelas consultorias IDC e ABI mostraram que a Motorola foi a �nica fabricante de celulares que n�o elevou as vendas em 2007. De acordo com as duas pesquisas, hoje a companhia det�m uma fatia de pouco mais de 12% do mercado.

A Motorola tem outras duas unidades de neg�cios: a de empresas e governos, que fabrica r�dios de seguran�a p�blica e aparelhos port�teis para trabalhadores em tr�nsito; e a unidade residencial e de redes, que fabrica caixas de convers�o de TV a cabo e equipamento para redes de telecomunica��o.

Motorola avalia separar unidade de celulares

Terceira maior fabricante do mundo tem perdido espa�o para a Nokia e a Samsung.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir