Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 02-02-2008

Unesco quer influenciar políticos no Ano Internacional do Pl
Paris, 1 fev (EFE).- A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) quer "encorajar os dirigentes políticos.
Unesco quer influenciar políticos no Ano Internacional do Pl

Paris, 1 fev (EFE).- A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) quer "encorajar os dirigentes políticos a utilizar o conhecimento científico" ao "criar suas políticas nacionais", promovendo o Ano Internacional do Planeta Terra, meta das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável.

Os eventos para a apresentação do Ano Internacional do Planeta, que ocorrerão nos dias 12 e 13 de fevereiro, em Paris, contarão com o apoio do diretor-geral da Unesco, Koí¯chiro Matsuura, e pretende "atrair os jovens às geociências" além de transferir ao "grande público" a importância das "ciências da Terra".

A Unesco convidou cientistas, políticos e empresários para que participem de debates com estudantes do "mundo inteiro".

Os convocados são profissionais premiados em 2007 por sua criatividade científica, ligada a temas sobre crescimento demográfico, mudança climática, recursos do planeta e riscos naturais, entre outros.

Junto com a União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS), a organização convidou também os cientistas para desenvolverem uma pesquisa sobre dez grandes temas "particularmente pertinentes" para a humanidade, como a saúde, o clima, as águas subterrâneas e os oceanos, entre outros.

As duas entidades trabalham juntas desde 1972, por meio de um plano de correlação geológica conhecido atualmente como Programa Internacional de Geociência (IGCP, na sigla em inglês), que oferece a cientistas de mais de 150 países uma plataforma multidisciplinar que permite a troca de conhecimentos e metodologia. EFE

Unesco quer influenciar políticos no Ano Internacional do Pl

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir