Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 02-02-2008

Estácio abre o desfile prevendo dias melhores para o futuro
Público chegou mais tarde no Sambódromo por causa de temporal de verão
Estácio abre o desfile prevendo dias melhores para o futuro
Foto: Mauro Nascimento/G1

O desfile das escolas de samba mirim, realizado na sexta-feira (1º), no Sambódromo do Rio, foi apenas uma pequena amostra do que o público pode esperar do espetáculo. Neste sábado (2) às 20h, começou uma das mais acirradas disputas do mundo do samba dos últimos anos: o desfile das escolas do Grupo de Acesso A. Das dez agremiações que vão se apresentar na Passarela do Samba, apenas uma, a vencedora, passará em 2009 a compor o grupo de elite das escolas de samba, o Grupo Especial.

A apresentação foi aberta pela escola Estácio de Sá, com o enredo "A história do futuro", do carnavalesco Cid Carvalho, sobre as artes divinatórias, do horóscopo às profecias, até a caçada às bruxas pela Inquisição. Segundo o carnavalesco, uma homenagem ao povo brasileiro que bota fé em tudo o que faz.

Antes de entrar na avenida, um susto. Uma hora antes, desabou um temporal típico de verão sobre o Sambódromo. Mas segundo o diretor de carnaval, Marcos Fernandes, a chuva não prejudicou em nada a escola.

"Estamos preparados para mostrar que o resultado do ano passado foi uma injustiça", disse Marcos se referindo ao rebaixamento da Estácio no carnaval de 2007.

Oração cigana em ritmo de samba
Para garantir paz, harmonia e desejar sorte para a escola durante o desfile um grupo de ciganos de variadas famílias do Rio fez uma oração na concentração para a santa Sara Kali. Segundo o produtor cigano Otávio Sobrinho, da tribo Kalom, um grupo de 60 ciganos iria desfilar pela primeira vez no Sambódromo.

"Comemos uvas e fizemos pedidos para que o desfile da Estácio seja um sucesso", disse Sobrinho.

Nesta corrida pela tão disputada vaga no Grupo Especial, apenas uma escola, a Renascer de Jacarepaguá, nunca teve o gostinho de desfilar entre as chamadas grandes escolas. Ela vai concorrer com agremiações tradicionais como Império Serrano, Estácio de Sá, Caprichosos de Pilares e União da Ilha do Governador. Todas grandes conhecidas do público.

Mas isso não quer dizer que outras agremiações como Acadêmicos de Santa Cruz, Acadêmicos da Rocinha, Lins Imperial, Cubango e Império da Tijuca vão fazer corpo mole na avenida. O Grupo de Acesso A se fortaleceu nos últimos anos e vem atraindo um grande público para o desfile de sábado.

Família Real
Para este carnaval, três escolas - Renascer de Jacarepaguá, Lins Imperial e Império da Tijuca - vão levar para a avenida enredos que exploram os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil. União da Ilha e Império Serrano fazem uma releitura de antigos enredos, respectivamente "É hoje o dia!" e "Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim".

A Rocinha vai cantar o Nordeste e a Estácio buscou inspiração no futuro, num enredo que fala de astrologia, previsões e oráculos. A Cubango presta uma homenagem à primeira bailarina negra do Theatro Municipal, Mercedes Batista, enquanto a Caprichosos conta a história do município de Itaboraí e a Santa Cruz vai cantar a evolução dos portos até chegar a Itaguaí.

Em 2009, a escola vencedora vai desfilar no Grupo Especial. Já a última colocada dos dois dias de desfile do Grupo Especial é rebaixada para o Grupo de Acesso A.

Estácio abre o desfile prevendo dias melhores para o futuro. Público chegou mais tarde no Sambódromo por causa de temporal de verão. Ciganos fizeram uma oração para que desfile fosse harmonioso.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir