Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Avião gigante faz vôo com combustível 'verde'.
Combustível sintético foi obtido a partir de gases.
Avião gigante faz vôo com combustível 'verde'.
FotoAFP

O avião A380, a maior aeronave de passageiros do mundo, tornou-se o primeiro avião comercial a utilizar o combustível sintético alternativo desenvolvido por sua fabricante. Os testes com o líquido, obtido de gases combustíveis, foram realizados durante um vôo de três horas entre Filton, no Reino Unido, e a sede da empresa em Toulouse, na França.

A Shell forneceu o combustível, chamado GTL Jet Fuel, desenvolvido em conjunto com a Airbus. Além da fabricante e da Shell, fazem parte de um consórcio para desenvolver o combustível a Qatar Airways, a Qatar Petroleum, a Qatar Fuels, a Qatar Science & Technology Park e a Rolls Royce, fabricante das turbinas do A380.

Testes
Essa é a primeira bateria de testes práticos para analisar a viabilidade desse combustível alternativo. Segundo a Airbus, o GTL poderia ser disponibilizado em alguns lugares para fazer dele uma alternativa prática e viável para a aviação comercial no curto prazo.

A companhia afirma que o GTL tem vantagens importantes em relação ao combustível de aviação comum, pois não contém sulfa e pode ser produzido de qualquer hidrocarboneto, como gás natural e matéria orgânica vegetal, tudo a partir de um processo conhecido como Fischer-Tropsch.

"Depois de mais de 30 anos de desenvolvimento e uma década de operações, agora estamos construindo juntos com a Qatar Petroleum uma unidade de escala global de Pearl GTL no Qatar. Em nossa intenção de obter combustíveis mais limpos, a tecnologia GTL pode ajudar a reduzir emissões locais e encorajar a mobilidade sustentável", disse o vice-presidente da Shell Aviação, Sjoerd Post.

"Combustíveis e energia são desafios importantes que a aviação está enfrentando e para o qual a tecnologia e a colaboração internacional em pesquisa abrem novos horizontes", disse o executivo-chefe e presidente da Airbus, Tom Enders. "Nosso planejamento em combustíveis alternativos exige inovação, diversidade de idéias e opções que precisam ser exploradas", completou.

Avião gigante faz vôo com combustível 'verde'.

Combustível sintético foi obtido a partir de gases.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir