Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Concurso elege a Miss Centenário Brasil-Japão.
Final será realizada em maio, mas data ainda não foi definida.
Concurso elege a Miss Centenário Brasil-Japão.
Foto:Divulgação

Um concurso realizado para fazer parte das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil vai eleger a garota descendente de japoneses mais bonita no país. A vencedora vai receber a faixa de Miss Centenário Brasil-Japão em maio, em São Paulo.

As candidatas devem ter entre 15 e 30 anos completados até dezembro de 2008. Quem for menor de idade terá de levar uma autorização dos pais ou representante legal. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site http://missfestival.com.br ou pelo e-mail misscontato@ yahoo.com.br.

A ascendência japonesa é obrigatória, segundo o regulamento do concurso. "Pode ser filha, neta, ou até mesmo bisneta de japoneses. Também não há problemas se as candidatas forem mestiças", disse Kendi Yamai, organizador do Miss Centenário.

Apesar do concurso ser nacional, não serão todos os estados que terão representantes na disputa final. "No Brasil, a maior concentração de nipo-brasileiros está em São Paulo. Logo depois vem o Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará. Por conta disso, fica difícil acharmos representantes em grande número para participar do concurso", disse Yamai.

Segundo ele, em algumas regiões com menos representantes orientais, as candidatas serão indicadas ao invés de participar de uma seletiva. "Em Rondônia, por exemplo, a associação japonesa de lá vai indicar uma candidata. No Nordeste e no Norte do país é mais difícil acharmos uma grande colônia japonesa."

O estado de São Paulo terá cinco candidatas por conta da maior concentração de imigrantes, segundo a organização. "Apesar disso, São Paulo ainda está fazendo as seletivas. Paraná já tem três eleitas, mas o número pode subir para quatro. Duas meninas já foram eleitas em Mato Grosso do Sul. Outras seletivas já foram feitas em Santa Catarina, no Distrito Federal, Paraíba e Pernambuco", disse Yamai.

As seletivas ainda estão em aberto. No Pará, a final será realizada em 29 de março. A eliminatória no Rio de Janeiro ainda não foi definida. Em Mato Grosso, a final regional será feita em 16 de fevereiro . "A premiação ainda está sendo definida. A Miss Centenário vai receber uma passagem de ida e volta para o Japão com acompanhante e jóias", disse Yamai.

Os jurados vão avaliar a beleza plástica, elegância, simpatia e comportamento social. "A intenção é que o concurso se torne tradição e seja feito anualmente depois das comemorações do centenário. O problema é que as candidatas começam a não ter mais tanto os traços orientais em virtude da mistura de raças entre gerações", afirmou Yamai.

Concurso elege a Miss Centenário Brasil-Japão.

Final será realizada em maio, mas data ainda não foi definida.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir