Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Escolas se preparam para invadir Sapucaí.
São Clemente abre o desfile falando dos 200 anos da corte no Brasil. Ligações suspeitas na Mangueira e carro da Viradouro deram o que falar
Escolas se preparam para invadir Sapucaí.
Foto:Reprodução TV Globo

Começa às 21h deste domingo (3) o desfile das escolas do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro. Um tema parece ser o preferido deste ano: os 200 anos da mudança da Família Real para o Brasil.

Três escolas vão tratar do assunto, inclusive a São Clemente, a primeira a entrar na Avenida Marquês de Sapucaí" a escola de Botafogo, a única da Zona Sul do Rio, acaba de subir do Grupo de Acesso e enfrenta a responsabilidade de abrir o carnaval da Sapucaí.

O samba carioca não esqueceu também os 100 anos da imigração japonesa, a preservação do meio ambiente, o medo e a imaginação. A Mangueira, a mais popular das escolas, preferiu ficar no mundo da música e do carnaval: presta homenagem ao centenário do frevo pernambucano. O samba mangueirense já começa a fazer sucesso nos blocos pela cidade.

O desfile deste ano foi antecedido por duas controvérsias: a crise na Mangueira derrubou o diretor de bateria Ivo Meirelles e levou a polícia a fazer blitzes no morro em busca de provas das ligações entre freqüentadores da quadra e o tráfico de drogas.

Outra polêmica envolveu a Viradouro: a escola projetou um carro alegórico em que o Holocausto era representado por uma escultura de corpos empilhados e pela figura do ditador nazista Adolf Hitler. Uma decisão da Justiça, a pedido da Federação Israelita do Rio de Janeiro, proibiu o carro. E o carnavalesco Paulo Barros teve que correr para mudar a alegoria" ele promete protestar contra a proibição.

A ordem do desfile é a seguinte:

Domingo
São Clemente
Porto da Pedra
Salgueiro
Portela
Mangueira
Viradouro

Segunda-feira
Mocidade
Unidos da Tijuca
Imperatriz Leopoldina
Vila Isabel
Grande Rio
Beija-Flor

Escolas se preparam para invadir Sapucaí.

São Clemente abre o desfile falando dos 200 anos da corte no Brasil.
Ligações suspeitas na Mangueira e carro da Viradouro deram o que falar.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir