Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Tadic afina perfil europeísta buscando reeleição na Sérvia
O atual presidente sérvio, o reformista Boris Tadic, disputa o segundo turno das eleições presidenciais de hoje
Tadic afina perfil europeísta buscando reeleição na Sérvia
Foto: AP

Belgrado, 3 fev (EFE) - O atual presidente sérvio, o reformista Boris Tadic, disputa o segundo turno das eleições presidenciais de hoje como o fiador do caminho da Sérvia rumo à União Européia (UE), contra o ultranacionalista Tomislav Nikolic.

O líder do Partido Democrático (DS) ficou em segundo lugar na primeira rodada do pleito, realizada em 20 de janeiro, com 35,4%, frente a Tomislav Nikolic, do opositor Partido Radical Sérvio (SRS), que foi o vencedor relativo, com 39,9% da preferência eleitoral.

O reformista Tadic, ex-jornalista, professor universitário e psicólogo, ganhou o título de político mais popular do país graças à sua imagem moderada e à sua inclinação pelas soluções de consenso.

O atual chefe de Estado, de 50 anos, foi o primeiro presidente sérvio procedente das fileiras da oposição democrática que derrubou o autoritário presidente Slobodan Milosevic em 2000, o que fez com que ganhasse popularidade também fora do país.

No entanto, o aumento do nacionalismo na Sérvia devido à questão do Kosovo elevou também as possibilidades que seu grande rival vencer as eleições, o que seria crucial para o futuro do país.

"Em 20 de janeiro, a Sérvia escolhe entre a via para um futuro de certeza e estabilidade, e o desvio", disse Tadic no primeiro turno.

"Ninguém pode nos impedir de defender o Kosovo e a integridade do país e que ao mesmo tempo optemos por nosso futuro europeu. Esta é nossa política e nosso plano", ressaltou.

Ele também prometeu que, enquanto for presidente, a Sérvia "não empurrará a juventude" à guerra. "Temos uma política de vida e não de desolação, de reconciliação e não de conflitos, de criação do futuro, não de sua destruição", destacou.

Tadic obteve o apoio da maioria das forças reformistas, mas não o do primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, embora os partidos de ambos os líderes façam parte da coalizão no Governo.

Kostunica, que nos últimos meses começou a mostrar reservas em relação à UE pelo apoio de muitos países europeus à independência do Kosovo, deixou seus seguidores livres para votar no candidato que mais goste.

Em 2004, Tadic foi eleito sucessor de Zoran Djindjic à frente do DS, e tentou recuperar o partido do golpe que sofreu com o assassinato, em março de 2003, desse primeiro-ministro, considerado o símbolo da modernização da Sérvia após as mudanças democráticas de 2000.

Tadic, filho de um professor e dissidente na época comunista, esteve na oposição desde finais da década de 1980 e foi preso por suas idéias políticas. É membro do DS desde que a legenda foi criada, em 1990.

Trabalhou como jornalista, psicólogo e pesquisador em um instituto científico, foi diretor de um centro para o desenvolvimento da democracia e professor na Faculdade de Artes Dramáticas em Belgrado.

Casado e pai de duas filhas, desempenhou diferentes cargos no DS.

Foi deputado do partido em várias legislaturas no Parlamento sérvio e no federal da Iugoslávia, e em 2000 foi eleito ministro de Telecomunicações iugoslavo no primeiro Governo democrático. De março de 2003 a abril de 2004, foi ministro da Defesa.

Tadic afina perfil europeísta buscando reeleição na Sérvia.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir