Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Egito fecha a passagem fronteiriça de Rafah
As autoridades egípcias fecharam hoje, em coordenação com o grupo islâmico palestino Hamas
Egito fecha a passagem fronteiriça de Rafah
Foto: AP

Cairo, 3 fev (EFE) - As autoridades egípcias fecharam hoje, em coordenação com o grupo islâmico palestino Hamas, a passagem fronteiriça de Rafah que liga o Egito à Faixa de Gaza, informou à Agência Efe o diretor do centro de imprensa governamental em Rafah, Musad Badawi.

Ele disse que está proibida a passagem de pessoas pela passagem, com exceção dos palestinos que retornam a Gaza e dos egípcios que voltam ao seu país, onze dias depois que militantes do Hamas derrubassem cercas fronteiriças permitindo a entrada de milhares de palestinos no Egito.

Ao longo da noite, policiais egípcios se posicionaram perto da fronteira com Gaza em preparação ao fechamento da passagem, explicou Badawi.

Os agentes instalaram cercas metálicas junto à passagem fronteiriça para impedir a entrada de mais cidadãos palestinos em território egípcio.

O diretor do centro de imprensa confirmou que desde primeira hora da manhã de hoje nenhum palestino entrou no Egito.

O fechamento da divisa aconteceu um dia depois que uma delegação do Hamas abandonou o Egito após manter negociações com diferentes dirigentes do país, entre eles o chefe dos serviços secretos, Omar Suleiman, sobre a situação em Gaza.

Até agora, as autoridades egípcias não falaram sobre o resultado das conversas mantidas tanto com dirigentes do Hamas como com responsáveis do movimento Fatah - entre eles o próprio presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas -, com os quais se reuniram separadamente.

Egito fecha a passagem fronteiriça de Rafah.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir