Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Declarar pais de Madeleine suspeitos foi precipitado
O diretor da Pol�cia Judici�ria (PJ) de Portugal, Alipio Ribeiro, admitiu neste domingo que as autoridades podem ter se precipitado
Declarar pais de Madeleine suspeitos foi precipitado
Foto: www.londrix.com

O diretor da Pol�cia Judici�ria (PJ) de Portugal, Alipio Ribeiro, admitiu neste domingo que as autoridades podem ter se precipitado ao declarar como suspeitos os pais de Madeleine McCann, 4, a menina inglesa que desapareceu no sul do pa�s em maio do ano passado.

"Neste momento, a esta dist�ncia, com a experi�ncia que tenho como magistrado do Minist�rio P�blico, acho que talvez deveria ter havido outra avalia��o. Sobre isso n�o tenho d�vidas", disse Ribeiro em declara��es publicadas hoje pela imprensa portuguesa.

Al�m de ter reconhecido que houve "uma certa precipita��o" no apontamento de Kate e Gerry McCann como suspeitos do sumi�o de Madeleine, o diretor da PJ admitiu que, legalmente, n�o podia acus�-los do desaparecimento.

Ribeiro tamb�m esclareceu que a Promotoria portuguesa nunca lhe deu instru��es sobre a forma como deveria conduzir as investiga��es do caso Madeleine ou de qualquer outro, negando as acusa��es de que a PJ sofreria press�es pol�ticas.

Nesta semana, a pol�cia brit�nica e os oficiais de prote��o de crian�as e adolescentes disseramm que n�o consideram que os m�dicos ingleses sejam suspeitos no caso.

Segundo declarou o porta-voz oficial dos McCann, Clarence Mitchell, os efetivos policiais e de preven��o de crimes contra crian�as afirmaram, em reuni�es particulares, que tratam o caso como "um raro ou estranho desaparecimento".

Inocentes

O porta-voz dos McCann disse que est� "completamente convencido" da inoc�ncia dos pais da garota. "Nunca escutei ou vi nada que de algum modo me fizesse suspeitar", disse Mitchell em uma apresenta��o no London School of Economics (LSE) da capital brit�nica.

Segundo o porta-voz dos McCann, o desaparecimento de Madeleine foi uma hist�ria "mal representada e distorcida".

Mitchell disse ainda que uma not�cia do caso estampada na capa de um jornal pode aumentar as vendas em 70 mil exemplares, e que, por isso, "h� uma motiva��o comercial" na hora de informar sobre o caso.

Mitchell disse ainda � plat�ia que cada uma das hist�rias ou informa��es negativas que foram publicadas sobre os McCann "s�o falsas".

Declarar pais de Madeleine suspeitos foi precipitado, diz pol�cia.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir