Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Vai-Vai levanta a arquibancada.
Carros imponentes fizeram parte de apresenta��o da escola do Bixiga.
Vai-Vai levanta a arquibancada.
Foto: Marcos Ribolli/G1

A Vai-Vai, quinta escola a desfilar nesta segunda noite do Grupo Especial do carnaval de S�o Paulo, fez um desfile cr�tico e luxuoso. Com carros imponentes, a escola do Bixiga empolgou a arquibancada, que, de p�, cantou o samba sobre a educa��o at� os �ltimos minutos da apresenta��o, na madrugada deste domingo (3). "Com certeza vamos estar aqui no desfile das campe�s", disse o presidente da Vai-Vai, Edmar Thobias.

Um dos carros trouxe um chafariz com �gua de verdade. Quem assistia ao desfile perto da grade recebia alguns pingos, o que n�o chegava a incomodar em um dia de muito calor. Na mesma alegoria, canh�es lan�avam fogo. A escola terminou o desfile em uma hora e tr�s minutos.

Outro carro que impressionou quem assistia ao desfile foi o que levou para o samb�dromo o s�mbolo da escola, a coroa. No quinto carro, a orquestra sinf�nica de Heli�polis, comunidade da Zona Sul, foi para a passarela. A Vai-Vai afirmou que fez neste ano seu desfile mais luxuoso dos �ltimos dez anos. A escola, que ficou em terceiro lugar no carnaval de 2007, saiu com mais de 4 mil componentes, divididos entre 31 alas e cinco carros aleg�ricos
A proposta da escola do Bixiga era conscientizar as autoridades e a popula��o do pa�s. Para isso, o grupo escolheu o enredo "Acorda Brasil", cantado pelo puxador Carlos J�nior, o Carl�o. Entre os destaques, um carro aleg�rico com tochas lan�ando chamas de verdade

M�sica para educa��o
O cantor Mano Brown, o maestro S�lvio Bacarelli, e o senador Eduardo Suplicy desfilaram no �ltimo carro da escola. "� o setor da supera��o, do bom exemplo. Todas as pessoas que est�o nesse carro t�m a ver com algum projeto especial", disse Thobias. "Brown � simpatizante da Vai-Vai. O rap tamb�m � uma forma de educa��o. As mensagens dele s�o de auto-estima e v�o direto para a periferia."

Amanda Fran�ozo, madrinha da Vai-Vai, quinta escola desta segunda noite de desfiles do Grupo Especial de S�o Paulo (Foto: Marcos Ribolli/G1 )Mano Brown chegou com um grupo de amigos e pediu para ficar sozinho com eles em um lado do carro. Por causa disso, um dos atores que est� no carro teve que mudar de lugar.

Na dispers�o, o maestro Silvio Baccarelli demonstrava emo��o. "� tudo maravilhoso. A hist�ria do nosso projeto, que � uma realidade brasileira, nunca imaginei que viraria samba." Durante o tempo em que desfilou, Baccarelli contou que "um filme" passou pela sua mente. "Passou tudo. Desde o in�cio."

O senador Eduardo Suplicy desfilou no �ltimo carro da escola. "Fiquei honrado com o convite. Quando conheci o enredo a favor da educa��o, aceitei". Ele disse que tem muitos amigos em Heli�polis, favela retratada pelo enredo da escola de samba. Na concentra��o, um homem insistiu em trocar de rel�gio com Suplicy. "Eduardo, sou seu f�, meu rel�gio � Mont Blanc. Troca a�", disse. Sem gra�a, o senador respondeu: "n�o posso, � encrenca, foi minha namorada que me deu e agora ela est� dormindo".

A apresentadora e modelo Amanda Fran�ozo desfilou pela primeira vez como madrinha da bateria da Vai-Vai. "Estou muito feliz, a Vai-Vai sempre foi a escola do meu cora��o", afirmou. Amanda, de 28 anos, disse que pretende ajudar a escola a ganhar o t�tulo, levando para a avenida "energia boa e samba no p�". Ela contou que tem um escapul�rio como amuleto.

Outro destaque da escola na avenida foi a bailarina Ivi Mesquita, que desfila pela primeira vez como rainha da bateria, mas est� na Vai-Vai desde 1998. Ivi disse que desfila h� dez anos pela Vai-Vai e estava empolgada, antes mesmo de come�ar o desfile. "Meu cora��o est� a mil", afirmou.

Entre os famosos que participaram do desfile esteve tamb�m o ator Marcos Frota, que esteve pela primeira vez do carnaval paulistano.

O enredo da escola surgiu de uma pe�a do empres�rio Ant�nio Erm�rio de Morais e aponta a educa��o como forma de discutir a inclus�o social. At� os �ltimos momentos do desfile, a arquibancada permaneceu levantada para ver o carnaval da escola passar.

"Desfile impec�vel"
Um desfile impec�vel. Assim definiu o presidente da agremia��o, Edmar Thobias, ao fim da apresenta��o. "Com certeza vamos estar aqui no desfile das campe�s. E se Deus e Nossa Senhora Achiropita (padroeira do bairro do Bixiga, ber�o da agremia��o) quiserem ser� como campe�".

Segundo ele, o mais dif�cil n�o � fazer um bom carnaval. "Se houver dinheiro, isso � f�cil. O dif�cil � manter unida a comunidade. Hoje, eu fa�o quest�o que a minha comunidade apare�a porque tem muita gente boa a� escondida. � isso que faz uma escola campe�.".

Vai-Vai levanta a arquibancada.

Carros imponentes fizeram parte de apresenta��o da escola do Bixiga.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir