Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 03-02-2008

Terremoto entre Ruanda e R. D. do Congo deixa 40 mortos
Terremoto em fronteira entre Ruanda e R. D. do Congo deixa 40 mortos
Terremoto  entre Ruanda e R. D. do Congo deixa 40 mortos
Foto: http://g1.globo.com

Kigali, 3 fev (EFE).- Pelo menos 40 pessoas morreram hoje em uma zona fronteiri�a entre Ruanda e a Rep�blica Democr�tica do Congo por causa de um terremoto que alcan�ou 6 graus na escala Richter, informaram fontes oficiais e emissoras locais.

O epicentro do tremor foi registrado nas margens do lago Kivu, pr�ximo ao povoado ruand�s de Cyangugu e da localidade congolesa de Bukavu.

O Minist�rio da Sa�de de Ruanda informou oficialmente da morte de 34 pessoas e indicou que outras 231 ficaram feridas no pa�s. Uma apura��o anterior da emissora "R�dio Ruanda" apontava 23 mortos.

Pelo menos dez das v�timas, segundo a emissora de r�dio, foram mortas na queda de uma igreja no distrito de Rusizi.

J� na capital congolesa, Kinshasa, a emissora local "R�dio Okapi" disse que cinco pessoas haviam morrido em Bukavu, e mais de 100 haviam ficado feridas. Uma crian�a morreu em Kabare.

Fontes religiosas da regi�o assinalaram, no entanto, que os mortos em Bukavu podem chegar a dez.

As fontes da For�a A�rea consultadas pela Ag�ncia Efe em Ruanda disseram que os feridos em conseq��ncia do tremor foram transferidos para o hospital de Cyangugu.

Segundo dados do Instituto Geol�gico dos Estados Unidos, o tremor foi registrado �s 09h34 hora local (05h34 de Bras�lia). O epicentro se situou a 20 quil�metros ao norte de Bukavu, dentro do territ�rio congol�s, e teve uma profundidade de 10 quil�metros.

Ap�s o tremor, foram registradas tr�s r�plicas nas duas horas seguintes, que alcan�aram entre 4,5 e 5 graus na escala Richter, em ambos os lados da fronteira entre os dois pa�ses. EFE

Terremoto em fronteira entre Ruanda e R. D. do Congo deixa 40 mortos


Fonte: http://g1.globo.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir