Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 04-02-2008

Mangueira supera chuva para celebrar cem anos de frevo
Escola foi prejudicada com avenida debaixo de �gua e n�o empolgou
Mangueira supera chuva para celebrar cem anos de frevo
Foto: Reprodu��o

A Esta��o Primeira de Mangueira teve de superar bastante chuva na Sapuca� para homenagear os cem anos do frevo e diversos s�mbolos de Pernambuco. Os adere�os de diversas fantasias e os trabalhos de solo que exigiam mais movimenta��o e t�cnica ficaram prejudicados com o desfile debaixo de �gua e a participa��o mangueirense n�o empolgou.

O trabalho do carnavalesco Max Lopes, apelidado de "Mestre das cores", ficou evidenciado em carros como o Bloco das Flores, que contou com 60 mil flores de seda e milhares de chap�us de palha. Outros elementos pernambucanos como o Maracatu, o farol de Olinda e a bandeira do estado foram lembrados na Sapuca�.

A escola foi para a Marqu�s de Sapuca� com 4.500 componentes, espalhados em 28 alas e oito carros aleg�ricos. Um dos destaques do desfile foi a rainha da bateria, dan�arina e namorada do pagodeiro Belo Gracyanne Barbosa. O dan�arino Carlinhos de Jesus foi respons�vel pela comiss�o de frente, que contou com garotos da Escola Municipal do Frevo. "Eles estavam muito nervosos. Foi um trabalho de tr�s meses", disse.

No �ltimo carro aleg�rico, a verde-e-rosa lembrou o centen�rio de nascimento de um dos mais c�lebres mangueirenses, o compositor Cartola. Um gigante boneco com os caracter�sticos �culos escuros do sambista aparecia em frente � alegoria. Muitos, no entanto, criticaram o fato de um dos mais famosos nomes da agremia��o n�o ter sido o tema do enredo deste ano.

A escola vive uma crise depois que o presidente da agremia��o Percival Pires, o Perci, fez uma homenagem ao traficante Fernandinho Beira-Mar e teve que renunciar. Eli Gon�alves da Silva, a Chininha, entrou em seu lugar. J� o compositor Ivo Meirelles saiu do comando da bateria da escola ao se envolver em uma pol�mica com a escolha da rainha da bateria.

O int�rprete do samba da Mangueira foi Luizito, que substitui o lend�rio Jamel�o, afastado por problemas de sa�de desde o carnaval de 2007. A bateria foi dirigida por Mestre Taranta, veterano ritmista e que promete trazer de volta a tradi��o de marca��o da bateria com o surdo de primeira.

Enredo

Depois de vencer em 2002 com um desfile sobre a regi�o Nordeste e, em 2006, percorrer o Rio S�o Francisco na avenida, a Mangueira novamente evocou o Nordeste com o enredo "Cem anos de frevo, � de perder o sapato. Recife mandou me chamar...".

Max Lopes usou o seu multicolorido caracter�stico e fez um carnaval expressivo em termos de cores, sem fugir do verde e do rosa. Diferentes estilos pl�sticos apareceram ao longo do desfile. Essa varia��o se refletiu nas oito alegorias da Mangueira.

Mangueira supera chuva para celebrar cem anos de frevo. Escola foi prejudicada com avenida debaixo de �gua e n�o empolgou.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir