Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 04-02-2008

A São Clemente contou a vinda da Família Real portuguesa
A rainha Maria, a L ouca, encarnada por Rogéria, 'puxou' o enredo da primeira escola a entrar na avenida
A São Clemente contou a vinda da Família Real portuguesa
Foto: G1

A exuberância deu o tom da primeira noite de desfiles das escolas do Grupo Especial, no Rio de Janeiro. Nem a chuva, que apertou durante a madrugada, tirou o brilho das apresentações, marcadas pelo luxo das fantasias e a imponência das alegorias. Uma águia gigante, uma reprodução do Maracanã e um carro em forma de pista de esqui estão entre os principais destaques da noite.

A primeira escola a desfilar na avenida foi a São Clemente, que voltou à divisão especial do carnaval carioca depois de quatros anos, contando a vinda da Família Real para o Brasil. Na avenida, a protagonista do desfile foi a atriz Rogéria, que encarnou Dona Maria, a Louca. Com carros alegóricos grandiosos, a Porto da Pedra trouxe uma homenagem aos cem anos da imigração japonesa. A madrinha da bateria Angela Bismarchi exibiu, em comunhão total com o enredo da escola, os recém-adquiridos olhinhos puxados. Já na dispersão, um dos carros da escola pegou fogo.

O Salgueiro fez uma homenagem à Cidade Maravilhosa. A escola trouxe um Maracanã com luzes de neón e um Calçadão de Copacabana móvel. Viviane Araújo saiu à frente de uma bateria que encarnou o "malandro carioca". O azul e branco invadiu a avenida a seguir, com a Portela numa bela celebração ao meio-ambiente. Uma águia, símbolo da escola, com 23 metros de comprimento e 8 de altura, abriu o desfile, que trouxe a Adriana Bombom como rainha da bateria. Antonio Fagundes foi um dos destaques.

Debaixo de chuva, a Mangueira voltou os olhos para Nordeste e homenageou - com muita cor - o centenário do frevo. A bateria recebeu a benção da madrinha Gracyanne Barbosa. Seguido pelos bonecos gigantes de Olinda, o último carro da escola celebrou outro aniversariante: Cartola, que faria 100 anos em 2008. Encerrando a noite com criatividade, a Viradouro trouxe uma pista de esqui na neve no carro abre-alas. Com o enredo falando do arrepio, a escola fechou as portas da Sapucaí seguindo a musa Juliana Paes, rainha da bateria. O carro sobre o Holocausto, proibido pela Justiça, deu lugar a uma alegoria sobre a liberadade de expressão, com destaques usando mordaças.

SALGUEIRO

Numa homenagem ao Rio de Janeiro, a escola levou um Maracanã cheio de luzes de neón e um Calçadão de Copacabana móvel à avenida. A musa Viviane Araújo saiu à frente da bateria.

VIRADOURO

A Viradouro trocou o carro sobre o Holocausto, proibido pela Justiça, por uma alegoria celebrando a liberdade da expressão, com destaques amordaçados. A rainha Juliana Paes brilhou no desfile que teve como tema "o arrepio".

MANGUEIRA

Com musas como Luana Piovani e Gracyanne Barbosa, rainha da bateria, a Mangueira entrou na avenida fazendo uma homenagem colorida ao cem anos de frevo e aos ritmos pernambucanos.

PORTELA

Uma águia gigante, a maior da história da escola, conquistou a Sapucaí. Os carros gigantes e a explosão de cores chamaram atenção num desfile que fez uma ode ao meio-ambiente. Adriana Bombom foi a rainha da bateria.

PORTO DA PEDRA

Celebrando os cem anos da imigração japonesa para o Brasil com mangás, sushis, e samurais, a segunda escola da noite trouxe figurinos rebuscados e uma madrinha de olhos puxados, Angela Bismarchi.

SíO CLEMENTE

A rainha Maria, a Louca, encarnada por Rogéria, 'puxou' o enredo da primeira escola a entrar na avenida. A São Clemente contou a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil.

Chuva não tira brilho da 1ª noite de desfiles do Grupo Especial no Rio. Portela, Viradouro e Salgueiro foram as favoritas do público neste domingo. Entre as musas da avenida, Viviane Araújo, Adriana Bombom e Gracyanne Barbosa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir