Categoria M�sica  Noticia Atualizada em 04-02-2008

Febre da dengue inspira banda norte-americana
Dengue Fever mistura m�sica psicod�lica e sons do Camboja.
Febre da dengue inspira banda norte-americana
Foto: www.g1.com.br

Dengue tem sido por aqui nome para muita preocupa��o, mas no cen�rio musical de Los Angeles j� significa uma infecciosa mistura de psicodelia com sons t�picos do sudeste asi�tico. Com m�sicas cantadas em khmer, l�ngua do Camboja, e uma pegada de rock viajante, o sexteto californiano Dengue Fever trilha um caminho rumo a sons perdidos e improv�veis.

A banda nasceu com uma visita do tecladista norte-americano Ethan Holtzman ao territ�rio cambojano em 1997, quando encontrou reminisc�ncias do pop sessentista local - rico em sonoridades que evocavam soul e surf music. A id�ia de fazer um grupo que evocasse essa atmosfera ganhou for�a com a descoberta da cantora Chhom Nimol em um clube.

A charmosa vocalista, descendente de uma linhagem familiar de cantores de talento, encantou Holtzman, que fez diversas visitas ao clube para convenc�-la a entrar no que seria mais tarde o Dengue Fever. O projeto vingou em 2001, mas o sexteto diz que eles ainda precisam aparar arestas na quest�o do entrosamento fora do palco. L�ngua e costumes ainda s�o uma barreira cultural entre Chhom Nimol e o pessoal do Dengue Fever. (Ali�s, falando de l�ngua e cultura, dengue � uma palavra que especialistas defendem ter uma origem africana. Chegou ao Brasil como uma palavra da l�ngua espanhola).

O sexteto j� apareceu em trilhas sonoras de filmes como "Flores partidas", de Jim Jarmusch, e na s�rie de TV "Weeds". Tamb�m j� foi tema de um document�rio, "Sleepwalking through the Mekong", que retrata uma das viagens do grupo ao Camboja.

Um importante elemento no grupo � a lembran�a constante feita pela banda das atrocidades cometidas pelo Khmer Vermelho, um dos mais sangrentos regimes do s�culo 20. Foi a pr�pria chegada do ditador Pol Pot ao poder na d�cada de 70 que eliminou a presen�a da pop music no Camboja.

O Dengue Fever, que cita o brasileiro Mutantes como uma de suas influ�ncias em sua p�gina no MySpace, est� lan�ando seu terceiro disco, "Venus on Earth". O �lbum serve de gancho para colocar o Dengue Fever dentro de uma leva de bandas de indie rock que absorve elementos de m�sica �tnica - caso da "sensa��o" nova-iorquina Vampire Weekend.

Febre da dengue inspira banda norte-americana

Dengue Fever mistura m�sica psicod�lica e sons do Camboja.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir