Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 05-02-2008

Brasil joga em estádio 'emprestado'.
Croke Park tem capacidade para 82.500 espectadores, mas número é reduzido para futebol
Brasil joga em estádio 'emprestado'.
Foto:Divulgação

Um campo utilizado desde 1884, mas que somente abrigou seu primeiro jogo de futebol há 11 meses, será o palco da seleção brasileira nesta quarta-feira, no amistoso contra a Irlanda, em Dublin. Para os irlandeses, o Croke Park não é apenas um estádio, é parte da história do país e da luta por sua independência, na década de 20 do século passado.

Até 2007 o estádio havia sido utilizado apenas para disputas de esportes tradicionais da ilha, como o futebol gaélico e o hurling. Durante o domínio britânico, a prática dessas modalidades era uma forma de resistência e valorização da identidade nacional.

O Croke Park era o grande centro dessa resistência e acabou sendo local de um massacre durante a guerra pela independência do país. Em 21 de novembro de 1920, forças do exército br itânico invadiram o campo atirando para todos os lados durante um jogo de futebol gaélico entre Dublin e Tipperary. Treze pessoas morreram, entre elas um jogador. O ataque foi uma resposta ao assassinato de 14 agentes britânicos na manhã daquele mesmo dia.

O estádio pertence à Associação dos Esportes Gaélicos (GAA), que até 1970 proibia que seus atletas praticassem esportes como futebol e rúgbi, vistos como influência britânica. Mesmo com o fim dessa lei, a GAA continuou proibindo disputas dessas modalidades no Croke Park até o ano passado, quando, por causa da reforma em Lansdowne Road - o estádio nacional de futebol e rúgbi da Irlanda -, aceitou abrir o Croke Park também para essas disputas. Ainda assim, apenas por dois anos. Em 2009, o estádio fecha as portas para o esporte mais popular do planeta novamente.

A capacidade total é para 82.500 espectadores, mas esse número é reduzido em jogos de futebol porque parte dos lugares são para torcedores em pé, o que é proibido em partidas internacionais pela Fifa. É a sexta maior arena esportiva da Europa.

Brasil joga em estádio 'emprestado'.
Croke Park tem capacidade para 82.500 espectadores, mas número é reduzido para futebol

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir