Categoria Carnaval  Noticia Atualizada em 05-02-2008

Cerca de 3.000 comemoram título da Vai-Vai no Carnaval
Cerca de 3.000 pessoas comemoram o título de campeã do Carnaval 2008 em São Paulo da Vai-Vai
Cerca de 3.000 comemoram título da Vai-Vai no Carnaval

Cerca de 3.000 pessoas comemoram o título de campeã do Carnaval 2008 em São Paulo da Vai-Vai na tarde desta terça-feira, segundo estimativa da Polícia Militar. O público tomou conta da rua São Vicente, em frente a sede da agremiação, na Bela Vista, região central da cidade.

A bateria da escola chegou ao local por volta das 14h de hoje e desde então não para de tocar o samba-enredo campeão, "Acorda Brasil". A agremiação retratou a música como forma de educação e mostrou o trabalho do maestro Silvio Baccarelli na formação de uma orquestra na favela de Heliópolis, após o incêndio ocorrido em 1996 no local.

O presidente da escola, Thobias da Vai-Vai, afirmou que a escola poderá abordar um tema social no Carnaval 2009. "O social é o nosso foco", disse. A escola obteve neste ano o seu 13º título no Grupo Especial e, com isso, é a maior campeã da elite do Carnaval de São Paulo.

O penúltimo título da escola foi conquistado em 2001, quando dividiu o prêmio com a Nenê da Vila Matilde. Neste ano, a agremiação obteve o 90 pontos na apuração das notas --o máximo possível, segundo o regulamento-- e desfilou aproximadamente 4.200 componentes. Durante todo o desfile, o público acompanhou a agremiação, levantando bandeirinhas e acenando.

Velha-guarda

Gilberto de Paula, 58, um dos integrantes da velha-guarda da Vai-Vai, afirmou estar emocionado. "Foi um título merecido", disse. Ele desfilou durante 20 anos na bateria da escola e mora em Itaquera (zona leste de São Paulo). Ele comemorava a seu modo, sentado na mesa de um bar, tranqüilo, fora do agito nos arredores da quadra. "Isso é pra garotada. O meu samba estou guardando para sexta-feira (8), no desfile das campeãs. Prometo fazer bonito de novo", disse.

Família

A festa contagiou até os moradores da região. Um deles, o comerciante Bernardo Junior, 43, foi à festa acompanhado da mulher e das duas filhas, de 6 e 8 anos. "Elas estão muito empolgadas. Viram a festa pela televisão e quiseram vir de qualquer jeito", disse.

Até as 17h desta terça-feira, a Polícia Militar não havia registrado nenhuma ocorrência no local.

Interdições

Bloqueios foram montados no entorno da Vai-Vai para a festa da escola. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), as interdições foram feitas pelo policiamento que está no local. Apesar das intervenções, não haviam sido registrados pontos de lentidão até as 17h.

São seis trechos com intervenções. O primeiro é o da rua Santo Antonio com José Tenaglia. O desvio pode ser feito pela rua Una.

Outro bloqueio está no trecho da rua Una com a rua Cardeal Leme. Neste caso, a opção é acessar a rua Rocha. Ainda na rua Rocha, foi realizado um bloqueio na altura da rua Itapeva no sentido centro. Neste caso a opção é seguir pela faixa oposta da rua Itapeva, que está liberada.

A rua São Vicente com a Santo Antonio também sofreu um bloqueio. Neste caso, a recomendação ao motorista é seguir pela rua Almirante Marquês Leão, contornar pela rua Una e seguir pela rua Rocha.

A rua Plínio Barreto também foi bloqueada. A opção ao motorista é seguir pelo viaduto Plínio de Queiroz, que está liberado pra tráfego.


Fonte: folha online
 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir