Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-02-2008

Mike Huckabee vence prévia republicana na Virgínia Ocidental
Pesquisas mostram que a disputa democrata, entre Hillary Clinton e Barack Obama, será muito acirrada
Mike Huckabee vence prévia republicana na Virgínia Ocidental
Foto: Jeff Gentner/AP

O ex-governador do Arkansas e pré-candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano, Mike Huckabee, 52, venceu a corrida pela nomeação no Estado da Virgínia Ocidental, derrotando os adversários de partido, John McCain e Mitt Romney. Foi o primeiro resultado dos 24 que devem ser anunciados hoje, dentro da Superterça --dia das principais prévias da eleição à Presidência do país.

O processo desta terça é a maior votação simultânea da história das primárias dos Estados Unidos, quando em um único dia 24 dos 50 Estados americanos elegerão 2.025 delegados democratas e 1.191 republicanos.

Pesquisas mostram que a disputa democrata, entre Hillary Clinton e Barack Obama, será muito acirrada, já que eles aparecem empatados. Já do lado republicano, o resultado das ultimas pesquisas apontam vantagem para John McCain frente a seus adversários Mitt Romney e Mike Huckabee.

O Estado de Nova York, pelo qual Hillary Clinton é senadora, foi o primeiro a abrir os postos de votação nesta terça: às 6h30 (9h30 de Brasília), seguido por Nova Jersey e Connecticut. O último a iniciar as votações foi o Estado da Califórnia, às 7h, que fica no outro lado do país (na Costa Oeste) e enfrenta fuso [a Califórnia está seis atrás do horário brasileiro].

Com essa vitória, Huckabee leva 18 delegados conferidos pelo "caucus" do partido no Estado. O ex-governador do Arkansas venceu Romney com 51,5% dos votos totais na segunda rodada, contra 47,4% de Romney. John McCain ficou com 1% dos votos no Estado, segundo as primeiras projeções. Huckabee foi pastor batista e conta com forte apoio da comunidade evangélica que admira sua ligação com a religião e sua posição conservadora em assuntos como aborto e casamento gay. Depois da derrota na Flórida, ele prometeu continuar sua campanha.

Mais cedo, ele se dirigiu a delegados na convenção do partido. Na primeira rodada de votação, Romney ficou em primeiro, mas sem a quantidade necessária de votos para garantir a vitória. As projeções dos analistas eram de que Huckabee vencesse na segunda rodada.

Mike Huckabee vence prévia republicana na Virgínia Ocidental.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir