Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2008

Milhares de pessoas se manifestam contra as Farc.
Manifesta��es ocorreram em Londres, Paris, Madri, Caracas e mais de 100 cidades.
Milhares de pessoas se manifestam contra as Farc.
Foto: Carlos Duran/Reuters

Milhares de pessoas participaram nesta segunda-feira de manifesta��es em Londres, Paris, Madri, Caracas e mais de 100 cidades de todo o mundo contra a guerrilha das Farc, somando-se � jornada de protestos que aconteceu na Col�mbia.

Em todos os protestos foi lido um documento exigindo "a liberta��o de todos os ref�ns", o "fim dos ataques violentos", do uso "do narcotr�fico" por parte das Farc e que "n�o sejam recrutadas crian�as".

Uma das manifesta��es mais numerosas aconteceu em Londres, com mais de 3.000 pessoas em Trafalgar Square com a mensagem "Stop the Farc".

Em Paris, 200 pessoas estiveram na pra�a de Chatelet com cartazes com os dizeres "N�o �s Farc" e de cr�ticas � "viol�ncia dos paramilitares e do Estado colombiano".

Em Madri, 500 pessoas foram � Plaza Mayor e outras 400 desceram �s ruas de Roma tamb�m para se manifestar contra as For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia.
Col�mbia
Em "Liberdade, liberdade, n�o mais Farc, n�o mais seq�estros", diziam as milhares de pessoas que sa�ram �s ruas de 40 cidades colombianas, que ficaram praticamente paralisadas por volta do meio-dia. Os protestos simult�neos foram planejados e organizados por um grupo de jovens que divulgou a iniciativa pela internet - e que pediram para que o ato n�o fosse associado a nenuma organiza��o pol�tica.

Sinto pena dos familiares que t�m seq�estrados apodrecendo cruelmente na selva (...), e quero que todas as na��es do mundo se d�em conta que as Farc n�o s�o a Col�mbia", declarou � AFP Myriam Forero, funcion�ria aposentada do poder judici�rio que participou de uma das manifesta��es em Bogot�.

Na capital colombiana, as marchas sa�ram diversos pontos �s 10h locais em dire��o � Pra�a de Bol�var, no centro hist�rico da cidade, que foi ocupada por milhares de pessoas com camisetas brancas.

Grandes manifesta��es tamb�m foram organizadas em Cali, Medell�n, Barranquilla e em todas as principais cidades colombianas.

Na Pra�a de Bol�var, em Bogot�, foram colocadas lado a lado mais de 700 cadeiras vazias, representando os seq�estrados que ainda permanecem em poder das For�as Armadas Revolucion�rias da Col�mbia.

A pol�tica Clara Rojas, libertada pela guerrilha no dia 10 de janeiro junto com a ex-congressista Consuelo Gonz�lez, participou de uma das marchas. Gonz�lez, por sua vez, classificou as manifesta��es simult�neas como "um ato hist�rico".

Emocionada, Rojas pediu �s Farc que "escutem esta mensagem que a Col�mbia est� enviando, � todo o povo que pede que por favor escutem e reflitam".

O presidente venezuelano Hugo Ch�vez e a senadora colombiana Piedad C�rdoba, que desde novembro atuam como mediadores para negociar uma eventual troca de ref�ns por guerrilheiros presos, tamb�m foram alvo de protesto dos manifestantes, que levavam cartazes e e gritavam slogans contra a dupla.

Na cidade colombiana de Valledupar (norte), o presidente Alvaro Uribe agradeceu a participa��o em massa nos protestos.

"Estamos fazendo chegar nossa voz de gratid�o aos colombianos residentes em tantos pa�ses do mundo que hoje se uniram conosco nesta jornada contra o seq�estro e contra o crime", declarou.

As marchas come�aram no domingo em cidades da Austr�lia e do Jap�o, e ao longo do dia foram acontecendo em v�rios pa�ses da Europa e da Am�rica.

Milhares de pessoas se manifestam contra as Farc.
Manifesta��es ocorreram em Londres, Paris, Madri, Caracas e mais de 100 cidades.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir