Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2008

Vai-Vai antecipa fim da festa por causa de acordo.
Diretoria avalia que cerca de 8 mil participaram da festa do t�tulo de 2008.
Vai-Vai antecipa fim da festa por causa de acordo.
Foto: D�bora Miranda/G1

A festa do 13� t�tulo da Vai-Vai acabou mais cedo do que gostariam os torcedores da escola e demais foli�es. Por volta das 21h30, conforme j� havia anunciado a diretoria da agremia��o, a bateria e os puxadores deixaram de animar a festa. Segundo Luiz Carlos Ribeiro da Silva, diretor jur�dico da agremia��o, a paralisa��o da festa faz parte do compromisso assumido pela diretoria da escola de samba com o Minist�rio P�blico de S�o Paulo (MP-SP).

Pode passar um pouco do hor�rio. Afinal, � dia de festa. Mas a nossa inten��o � cumprir este compromisso", explicou Luiz Carlos, por volta das 21h. Ali�s, o t�tulo deste ano teve um sabor especial para os integrantes da escola justamente pelos problemas enfrentados com a aplica��o da lei do sil�ncio, que veta ru�dos elevados depois das 22h.

"Teve um gostinho especial, sim, pois foi um ano dif�cil devido � persegui��o que sofremos. Fomos proibidos de ensaiar � noite, devido uma den�ncia de um vizinho, que reclamou do barulho. Isso fez com que ensai�ssemos a partir das 17h30, com t�rmino �s 21h30. Deu um grande preju�zo, pois as pessoas passam a tarde em casa nos domingos e s� vinham para a quadra mais � noite", relembrou Fernando Penteado, diretor cultural da Vai Vai.

A quadra da escola, no Bixiga, no centro de S�o Paulo, chegou a ser lacrada em uma segunda-feira, 15 dias antes do carnaval. Em 2007, foi fechada em tr�s ocasi�es, pelo mesmo motivo. "Eles disseram que ultrapassamos o hor�rio (das 21h30), o que n�o � verdade. Fechamos a quadra no hor�rio, mas o pessoal ficou bebendo em um bar na mesma rua. N�o temos como dispersar o pessoal e nem como sermos responsabilizado por isso", contou Penteado.

Apesar do compromisso assumido com o Minist�rio P�blico, os foli�es ainda lotavam a rua em frente � quadra por volta das 21h30 desta ter�a-feira, todos comemorando entusiasmados ao som da bateria da escola. Nem mesmo a chuva que amea�ou desabar no in�cio da noite contribuiu para dispersar o pessoal. Pelo contr�rio, refrescou e deu novo �nimo aos simpatizantes da escola. E se faltou cerveja, o jeito foi apelar para os bares e barracas de ambulantes nos arredores.

Luiz Carlos estima que durante toda a comemora��o, que teve in�cio no final da manh�, cerca de oito pessoas marcaram presen�a na rua em frente � escola e em todo o entorno, podendo ter atingido o p�blico de at� 10 mil, no m�ximo. J� na avalia��o da PM, foi de quatro mil pessoas no meio da tarde.

A assessoria de imprensa da Secretaria das Subprefeituras, respons�vel pelo PSIU, afirmou na noite desta ter�a-feira (5) ao G1 que n�o faria fiscaliza��o no local durante esta noite. Mas que havia solicitado um relat�rio completo aos agentes da Companhia de Engenharia de Tr�fego (CET) e aos respons�veis pelo policiamento para avaliar se os diretores da escola cometeram alguma irregularidade durante as comemora��es.

T�tulo
Uma multid�o toma as ruas do Bixiga, na regi�o central de S�o Paulo, para festejar o t�tulo da Vai-Vai, campe� do carnaval paulistano em 2008, com 90 pontos. A multid�o tomou conta das ruas do bairro e se aglomeravam na festa refor�ada com cerca de 8 mil latas de cerveja. Seis interdi��es em ruas da regi�o foram realizadas pela Pol�cia Militar para garantir a festa. Jovens homenageados pela escola, componentes 'nota 10' e at� quem n�o estava em S�o Paulo, como a musa da bateria Amanda Fran�ozo, apareceu para festejar o t�tulo.

Vai-Vai antecipa fim da festa por causa de acordo.
Diretoria avalia que cerca de 8 mil participaram da festa do t�tulo de 2008.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir