Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-02-2008

Ministro afegão deseja "estabilidade" para Paquistão
Quanto à Conferência de Doadores, Spanta agradeceu ao Executivo japonês o pacote de ajuda que comprometeu para o Afeganistão
Ministro afegão deseja

Tóquio, 6 fev (EFE) - O ministro de Assuntos Exteriores do Afeganistão, Rangin Dadfar Spanta, expressou hoje seu desejo de "estabilidade e prosperidade" para o Paquistão, por sua "conexão direta" com a "estabilidade e prosperidade" paquistanesa, já que as duas nações compartilham uma fronteira de 2.500 quilômetros.

O chanceler afegão, que participou entre terça-feira e hoje da Conferência de Doadores para o Afeganistão realizada em Tóquio, se referiu em entrevista coletiva aos recentes casos de instabilidade do Governo do presidente paquistanês, Pervez Musharraf.

Para ele, um Paquistão em paz é "muito importante para o Afeganistão e ao resto da região". Por isso, destacou a intenção de seu Governo de "fortalecer a cooperação" bilateral.

Quanto aos trabalhos de reconstrução e pacificação nacional, Spanta disse que os três principais desafios que o Governo afegão enfrenta são "os narcóticos, o terrorismo e a corrupção".

Em relação à redução da produção de droga, o ministro afirmou que no próximo ano a colheita de ópio diminuirá em 25%, apesar dos números anunciados hoje pela ONU, que indicam que em 2008 o entorpecente será cultivado em uma área similar à de 2007 (192 mil hectares).

Spanta destacou que os esforços de seu Governo se centrarão na província de Helmand (sul), onde é produzida uma grande quantidade de ópio e a guerrilha talibã tem forte presença.

O responsável da diplomacia afegã atribuiu a corrupção existente no Afeganistão à guerra que assolou o país durante as últimas três décadas, que fez com que se instalasse na sociedade uma "cultura da corrupção".

Quanto à Conferência de Doadores, Spanta agradeceu ao Executivo japonês o pacote de ajuda que comprometeu para o Afeganistão, com US$ 110 milhões que serão investidos em programas de reconstrução.

Ministro afegão deseja "estabilidade" para Paquistão.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir