Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-02-2008

Hillary conquista mulheres e latinos na "superterça"
Barack Obama atraiu o voto dos homens brancos e negros, e dos jovens
Hillary conquista mulheres e latinos na "superterça"
Foto: Reprodução

As mulheres e os eleitores latinos foram cruciais para que a candidata democrata Hillary Clinton pudesse conter o avanço de seu rival, Barack Obama, na "superterça" das prévias eleitorais americanas, segundo pesquisas de boca-de-urna.

Obama, porém, atraiu o voto dos homens brancos e de seus habituais seguidores jovens, assim como monopolizou a preferência dos afro-americanos em sua corrida pela Casa Branca.

Em número extra-oficial, Hillary lidera, tanto na contagem da agência de notícias Associated Press (AP) como pela rede de TV CNN.

Pela AP, a senadora por Nova York tem 845 delegados contra 765 de Obama. Pela CNN, Hillary soma 825 e Barack, 732. John Edwards, que já desistiu da disputa, soma 26.
Para ser o indicado pelo Partido Democrata, o pré-candidato precisa de 2.025 delegados.

Mulheres
Hillary, que conta com o precioso apoio das mulheres adultas e de meia idade, ganhou o voto das mulheres brancas com mais de 20 pontos de vantagem com 58% contra 38% de Obama, segundo as pesquisas realizadas pela imprensa americana.

A possibilidade de que a ex-primeira-dama possa se tornar na primeira mulher presidente é uma forte motivação para o eleitorado feminino.

No entanto, Obama derrotou Hillary entre os homens brancos, com 49% contra 44%. Na Califórnia, onde Hillary saiu vitoriosa, Obama conseguiu 59% dos votos dos homens brancos, contra 33% da ex-primeira-dama.

Mas Hillary foi capaz de somar para sua campanha o voto hispânico, população de grande explosão demográfica em alguns estados importantes, especialmente na Califórnia.

As pesquisas mostram que 61% dos latinos optaram pela senadora, contra os 37% que preferiram Obama.

Mas o senador por Illinois, que conseguiu valiosas vitórias em vários estados do sul, obteve o apoio majoritário dos eleitores afro-americanos, com 82%, de acordo com as pesquisas.

Felicidade
"Fico feliz em continuar a campanha e os nossos debates", declarou a ex-primeira-dama, de 60 anos, que conseguiu as duas jóias da noite, os estados da Califórnia - onde obteve 66% do voto hispânico-, e Nova York, onde é senadora.

Estes dois estados são os que mais delegados enviarão à convenção de Denver (Colorado) que proclamará o candidato democrata no fim de agosto, com 370 e 232 representantes respectivamente.

Hillary conquistou Nova Jersey e Massachusetts, um estado onde vários membros da influente família Kennedy tinham apoiado a Obama. Também se saiu melhor no Arkansas - que foi governado por seu marido Bill Clinton-, Tennessee, Oklahoma e Arizona.

"Ainda dá"
Por sua vez, Obama, de 46 anos, respondeu às vitórias de sua rival levando a melhor em 13 estados: Illinois (por onde é senador), Geórgia, Delaware, Alabama, Dakota do Norte, Connecticut, Kansas, Utah, Colorado, Idaho, Minnesota, Alaska e Missouri.

"Sim, podemos", disse Obama ao finalizar a noite. Centrando sua campanha na mudança, afirmava: "Temos que virar a página, temos que escrever um novo capítulo da história americana", acrescentou diante de seus seguidores em Chicago.

Hillary conquista mulheres e latinos na "superterça". Barack Obama atraiu o voto dos homens brancos e negros, e dos jovens.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir