Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 06-02-2008

Brasil é sede do Mundial de Futsal
Fifa confirma torneio no Rio de Janeiro e em Brasília entre setembro e outubro de 2008
Brasil é sede do Mundial de Futsal
Foto: Beto Costa

Em uma reunião nesta quarta-feira em Zurique (Suiça), a Comissão de Futsal e de Futebol de Areia da Fifa confirmou a realização do Campeonato Mundial de Futsal-2008, de 30 de setembro a 19 de outubro, no Rio de Janeiro e em Brasília. As informações são do site do jornal "O Globo".

- Este ano, nós teremos um Mundial com 20 seleções, um claro sinal de aumento da popularidade do futsal no mundo, e também, pela primeira vez, a FIFA pagará prêmios em dinheiro para os países classificados - afirma o presidente da FIFA, Joseph Blatter, na abertura da reunião.

Presidente da comissão, o brasileiro Ricardo Teixeira acrescenta:

- O futsal e o futebol de areia estão crescendo rapidamente, como podemos notar com o aumento no número de países participantes da fase final do Mundial de Futsal, que acontecerá durante 20 dias, e alcança grande importância como parte da família do futebol.

Ficou decidido que o sorteio dos grupos do Mundial de Futsal acontecerá no próximo dia 6 de julho, em Brasília. Em sua próxima reunião, em março, o Comitê Executivo da Fifa vai determinar o montante da premiação do Mundial-2008 e a conseqüente divisão do dinheiro pelos países classificados.

A distribuição de vagas no Mundial por confederações ficou assim: Ásia (4), África (2), CONCACAF (3), América do Sul (3 + Brasil, como país-sede), Oceania (1) e Europa (6).

A Comissão de Futsal e de Futebol de Areia também informou sobre o processo de candidaturas à sede do Mundial de Futsal-2012. No total, seis países já manifestaram interesse em se candidatar para organizar a próxima edição do evento quadrienal: República Tcheca, Portugal, Egito, Irã, Tailândia e Nova Caledônia.

A Espanha foi campeã nas últimas duas edições da competição em 2004 (Taiwan) e 2000 (Guatemala). O Brasil venceu os três campeonatos anteriores em 1996 (Espanha), 1992 (Hong Kong) e 1989 (Holanda).

Brasil é sede do Mundial de Futsal. Fifa confirma torneio no Rio de Janeiro e em Brasília entre setembro e outubro de 2008.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir