Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 06-02-2008

Tornados matam ao menos 19 pessoas e devastam região
Uma cadeia de tornados que castigou os estados de Kentucky, Arkansas, Mississípi e Tennessee matou pelo menos 19 pessoas
Tornados matam ao menos 19 pessoas e devastam região
Foto: The Courier/Mike Avery/AP

Uma cadeia de tornados que castigou os estados de Kentucky, Arkansas, Mississípi e Tennessee matou pelo menos 19 pessoas e deixou mais de 100 feridas, disseram as autoridades americanas nesta quarta-feira.

As fontes informaram que as tempestades mataram oito pessoas no Arkansas, oito no Tennessee e três em Kentucky.

Os tornados forçaram ainda o fechamento momentâneo de alguns centros de votação durante as primárias presidenciais realizadas nesses estados na terça-feira.

Em meio à expectativa criada pelos resultados das primárias, os pré-candidatos Hillary Clinton, Barack Obama e Mike Huckabee lembraram as vítimas dos tornados.

As tempestades também provocaram danos em uma universidade e forçaram o fechamento de um centro comercial, um asilo e um hospital, assinalaram as autoridades.

"Até o amanhecer não saberemos exatamente qual é o tamanho da destruição", assinalou um porta-voz do governador do Arkansas.

Acrescentou que um dos tornados matou oito pessoas em quatro condados do estado, entre eles um casal e seu filho.

No Tennessee, um tornado provocou graves danos materiais e deixou vários estudantes isolados em um dos dormitórios da Universidade Union.

Três pessoas morreram em Memphis no desabamento de um depósito provocado por um dos tornados arrasou um setor da cidade. Outras oito pessoas ficaram feridas.

Ainda em Memphis, um tornado derrubou a antena do serviço de patrulha de estradas e obrigou a suspender brevemente os vôos no Aeroporto Internacional da cidade.

Um tornado também foi responsável pelo incêndio em uma usina de gás natural no nordeste de Nashville, e as autoridades temiam esta madrugada que número não determinado de pessoas tivesse morrido no
incidente.

Outras três pessoas morreram nos condados de Madison e Oaks, onde 50 pessoas ficaram isoladas em um asilo, agregaram fontes oficiais.

Por enquanto, se desconhece como teriam ocorrido as outras duas mortes nesse estado.

As tempestades também castigaram a região ocidental de Kentucky, onde três pessoas morreram, disse Buddy Rogers, porta-voz dos serviços de emergência.

Acrescentou que foi declarado o estado de emergência na região e que se ordenou o desdobramento de efetivos da Guarda Nacional em Kentucky.

Huckabee, ex-governador do estado de Arkansas, transmitiu suas condolências aos familiares das vítimas em discurso pronunciado em
Little Rock, capital do estado.

"Nada é mais importante que a vida destas pessoas e nossos corações estão com as famílias" dos desabrigados, disse.

Os tornados castigaram a região central do país, que já tinha sido afetada nos últimos dias por tempestades de chuvas e neve.

Em Wisconsin caíram nevadas com uma espessura de quase meio metro em algumas regiões, e as tempestades causaram uma série de acidentes de trânsito.

As autoridades informaram que uma mulher morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo vários veículos.

Enquanto isso, o estado de Iowa se preparava para novas nevascas durante o dia.

"Neste momento, os caminhos na região sudeste do estado já estão cobertos de neve e a situação não melhorará nas próximas horas", disse um porta-voz do Serviço Meteorológico Nacional em Des Moines.

Tornados matam ao menos 19 pessoas e devastam região central dos EUA.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir